05 OUT 2019
Realizado em parceria com a Prefeitura, II Fórum de Cidades Digitais reúne gestores de mais de 30 municípios

Prefeito Jaime Cruz recebeu título de ‘Projeto Inovador’ pelo desenvolvimento da Nova Central SIM

Nesta quinta-feira, 3, gestores de mais de 30 municípios participaram do II Fórum de Cidades Digitais, realizado pela segunda vez em Vinhedo. O encontro foi promovido pela Rede Cidade Digital – RCD, com apoio da Prefeitura, e apresentou soluções em tecnologia para aprimorar a gestão pública. O prefeito Jaime Cruz abriu o evento e foi um dos homenageados.

“Nós temos um focoque é evoluir deumacidade digital para umacidade inteligente. A tecnologia tem que encurtar a distância com o cidadão, e isso nós temos desenvolvido muito bem aqui em Vinhedo com a Central Sim. O município que não se apropriar dessa tecnologia ficará para trás”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

Durante o Fórum, a primeira apresentação foi da Prefeitura de Vinhedo, realizada pelo prefeito Jaime Cruz. Foi exibido um vídeo institucional detalhando o trabalho desenvolvido no município na área de cidade digital, entre eles a Nova Central SIM, inaugurada em julho. O espaço reúne 40 serviços diferentes, entre eles o SIM Empresa Fácil, onde é possível obter um alvará em até 24 horas. O prefeito destacou ainda as ações em andamento e os projetos que serão implantados em breve.

Por conta desta solução desenvolvida no município, o prefeito recebeu um certificado de Projeto Inovador da Região Metropolitana de Campinas. Aseleção, que contemplou mais doze municípios, cada um com seu projeto específico, foi feita com base na publicação das próprias prefeituras.

O encerramento do evento também ficou por conta da Prefeitura de Vinhedo, no caso, por meio da Secretaria de Educação, que apresentou mais uma solução inovadora, a Central de Formação e Mídias – Ceformi, cujo objetivo é a capacitação de professores, a valorização e divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos profissionais com o uso da tecnologia. Na oportunidade, foi feita a divulgação do I Festival de Invenção e Criatividade Vinhedo – FIC, que acontecerá no próximo dia 19.

Prestigiaram o evento o vereador Paulinho Palmeira, diversos secretários municipais, gestores da Prefeitura de Vinhedo e de outras cidades, bem como os prefeitos de Morungaba, Marco Antônio de Oliveira, de Socorro, André Bozola e de Sumaré Luiz Dalben.

“Buscamos valorizar as experiências de sucesso, além de completar o objetivo do Fórum que é trazer conhecimento e promover a interação entre os gestores”, destacou a gerente de projetos da Rede Cidades Digitais, Priscila Bortolozzo Lüdke.

Empresas de várias partes do país, como Santa Catarina e Espírito Santo, apresentaram soluções inovados que contribuem para a agilidade dos processos públicos.

05/10/2019