18 ABR 2019
Procon Vinhedo orienta os consumidores para as compras da Páscoa

A Páscoa está chegando, e o Procon de Vinhedo, órgão ligado à Secretaria de Negócios Jurídicos da Prefeitura de Vinhedo, orienta os consumidores para que eles não saiam prejudicados nas compras dos ovos de chocolate, por exemplo.

O consumidor deve tomar precauções como pesquisar os preços e condições de pagamento, que podem variar muito de um estabelecimento para outro. Também é importante olhar a data de validade, pois muitos produtos com valor promocional estão próximos de vencer. Alguns locais vendem ovos de chocolate quebrados com desconto, nesse caso, se informada a condição do produto, o fornecedor não tem obrigação de trocar a mercadoria. Além disso, o Procon indica a verificação da gramatura dos ovos de chocolate antes de comprar, pois às vezes o tamanho aparente do produto não representa a quantidade real.

O diretor do Procon de Vinhedo,Matheus Galbes,explica que o Consumidor deve exigir a nota fiscal no momento da compra. “A nota é um direito do cliente e é fundamental para registrar uma reclamação conosco, caso ocorra algum problema com o produto”, salienta. “Outra questão importante que às vezes deixamos passar, é a dos ovos que vêm com brinquedos. O consumidor deve sempre conferir se a embalagem tem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), sinalizando que o produto é seguro para a faixa etária indicada”, lembra.

Se atentem, no consumo de peixe e frutos do mar, produtos que também pedem atenção na hora da compra,os pescados devem sempre estar conservados em gelo ou congelados, alerta o Matheus Galbes.

Denúncias de irregularidades podem ser feitas pelo 3876-5502, também disponível para orientações. O Procon atende presencialmente na rua Humberto Pescarini, 301 – de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.