30 ABR 2024
SAÚDE
Projeto de atualização vacinal em creches de Vinhedo é selecionado para II Oficina Nacional ImunizaSUS
Foto: Sueli Neves
Evento ocorre em Porto Alegre, de 01 a 03 de julho

O projeto de atualização vacinal nas creches municipais de Vinhedo, desenvolvido pela equipe de Vigilância Epidemiológica, foi selecionado para ser apresentado na II Oficina Nacional ImunizaSUS, XXXVIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Porto Alegre (RS). O evento ocorre no período de 01 a 03 de julho.

O objetivo do projeto é que a ação se torne uma rotina nos Centros de Educação Infantil Municipal por intermédio das salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde melhorando, assim, a cobertura vacinal do município.

“Estamos muito felizes por termos sido um dos 39 trabalhos selecionados do estado de São Paulo para apresentar na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS,” comenta a gerente da Vigilância Epidemiológica e uma das responsáveis pelo projeto, Juliana Molina.

A equipe também apresentou o projeto na sexta-feira (19) no 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. A iniciativa foi exposta na 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios por Juliana Molina e Maria de Fátima Sousa.

Dentre as creches visitadas, a equipe já totalizou 1.005 crianças que frequentam as creches. Destas, 391 (39%) das crianças apresentaram carteirinha de vacina e 466 doses de várias vacinas foram aplicadas. Isso proporcionou um aumento significativo da cobertura vacinal no município, considerando os vários atrasos identificados e atualizados.

Autor: Victoria Sampaio