30 ABR 2024
DEFESA CIVIL
Defesa Civil de Vinhedo dá início à Operação Estiagem
Foto: Defesa Civil de Vinhedo
Ação ocorre entre os dias 1 de maio e 31 de outubro para prevenção de incêndios em ocorrências relacionadas à baixa umidade

A Defesa Civil de Vinhedo realiza a Operação Estiagem 2024 entre os dias 1 de maio e 31 de outubro, juntamente com a Operação Corta Fogo do governo estadual, para a prevenção de incêndios e outras ocorrências relacionadas à baixa umidade do ar. Neste período são consideradas de risco as áreas verdes do município e terrenos urbanos com vegetação, que terão prioridade de observação; monitoramento e enfrentamentos.

O período de estiagem na região ocorre nas estações outono e inverno, quando há sensível diminuição das chuvas, da umidade relativa do ar e das temperaturas, que afetam os sistemas imunológico e respiratório, reduzem a oferta de água nos rios e lençóis freáticos, potencializam riscos de queimadas e incêndios em áreas de vegetação.

O Plano Preventivo é baseado em quatro pilares: compreender, fortalecer a gestão e investir na redução do risco de desastres para a resiliência, e aumentar os preparativos para casos de desastres, com o objetivo de dar uma resposta eficaz de recuperação, reabilitação e reconstrução necessárias.

A Defesa Civil de Vinhedo monitora diariamente toda a cidade em busca de focos de incêndios iniciais como forma de prevenção e junto com o Grupamento de Ações Preventivas Ambientais (Gapa GCM Vinhedo) compõe a Brigada Municipal de Combate à Incêndios, atuando exclusivamente em apoio quando solicitados pelo Corpo de Bombeiros. Em caso de incêndios a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

A Sanebavi realiza o mapeamento e monitoramento dos níveis de água e escassez hídrica no Município de maneira a preservar e manter o abastecimento de água para a população.

Já a Secretária de Saúde usa o mapeamento da Defesa Civil sobre a Umidade Relativa do Ar  e aplica políticas preventivas e responsivas de saúde pública em relação às chamadas doenças do frio.

Operação SP Sem Fogo

O Governo de São Paulo ampliou o trabalho de prevenção e combate a queimadas e incêndios florestais no território paulista com a operação SP Sem Fogo, instituída em 2023 e com sequência em 2024. O trabalho acontece durante o ano todo e é dividido em duas fases, amarela e vermelha, sob a coordenação da Defesa Civil do Estado.

A iniciativa é intensificada no período mais crítico de estiagem, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e órgãos ligados à Secretaria de Segurança Pública como o Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Comando de Aviação da Polícia Militar.

Em Vinhedo, as Secretarias Municipais de, Defesa Social e Mobilidade Urbana, Serviços Públicos, e Planejamento Ambiental, e a Autarquia Sanebavi cuidam de monitorar as áreas de risco de incêndios e colocam estruturas de pessoal e equipamentos para apoio ao Corpo de Bombeiros em situações de combate à incêndios.

Operação Noites Frias

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Sasc) e a Guarda Civil Municipal realizam a "Operação Noites Frias" promovendo o acolhimento de cidadãos vulneráveis em situação de rua com oferta de alimentação quente e cobertores. Nos períodos de mais frio, quando a Defesa Civil emite Alerta de Frio Intenso (temperaturas abaixo de 10° graus) a Sasc e a GCM Vinhedo promovem o recolhimento e condução da população em situação de rua para os abrigos municipais procurando, assim, evitar mortes por frio intenso.

Autor: Sophia Ribeiro