07 ABR 2009
07/04/2009 – Comitê PCJ aprova projeto da Sanebavi

O Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí aprovou projeto da Sanebavi (autarquia que cuida dos assuntos relacionados à água e esgoto no município) para a elaboração do projeto de retirada do lodo das Estações de Tratamento de Água – ETAs I e II, localizadas nos bairros Vila Planalto e Fazenda Santa Cândida. A notícia foi anunciada ao prefeito Milton Serafim durante reunião do Comitê na semana passada, em Piracicaba. O presidente do legislativo, Geraldo Rodrigues Fróis (Cidinho) e o vereador Marcio Melle, também participaram da reunião.

O projeto prevê investimento de R$ 149 mil (sendo contrapartida de R$ 37 mil) para elaboração do projeto básico do sistema de tratamento, desidratação e disposição final dos lodos das ETAs. O primeiro passo é apresentar uma solução técnica para o tratamento e a disposição final do lodo gerado nas estações. Também serão fornecidos na elaboração do projeto os elementos necessários para que a Sanebavi possa definir o custo e o cronograma para a futura obra de implantação do sistema. A iniciativa deve seguir a legislação vigente de proteção dos recursos hídricos e preservação ambiental.

Com o projeto será feito relatório, que engloba coleta de dados e análise de estudos existentes, levantamento de dados operacionais das ETAs I e II, coleta de amostrar para análises, estudo de alternativas para lançamento dos efluentes e retorno da água). O projeto prevê, ainda, Serviços Topográficos e Geotécnicos e Projeto Básico, atendendo todas as exigências necessárias para aprovação e licenciamento junto à Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental.