03 MAR 2009
03/03/2009 – Prefeito Milton Serafim encontra presidente Lula em inauguração da ETE Capivari em Campinas

Vinhedo, que irà inaugurar ainda este ano a segunda EstaÃÃo de Tratamento de Esgoto, serà a primeira cidade da RMC a tratar 100% do esgoto coletado da cidade

O prefeito Milton Serafim encontrou na última segunda-feira, dia 2, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, na inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Capivari I, em Campinas. O Senador Aloísio Mercadante, o ministro do Esporte, Orlando Silva também estavam presentes, além dos vereadores de Vinhedo Marcio Melle, Donizete Lopes, Adriano Corazzari, Mariano Tola, o presidente do Legislativo, Geraldo Rodrigues Frois e o secretário geral da Câmara, José Luiz Bernigossi.

Milton Serafim fez questão de prestigiar o evento para conhecer o novo sistema de abastecimento de esgoto de Campinas, já que este ano, com a entrega da segunda Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Capivari, Vinhedo será a primeira cidade da Região Metropolitana de Campinas e uma das poucas do Brasil a tratar 100% do esgoto coletado na cidade.

“Não podemos falar em qualidade de vida sem investir em saneamento básico. Além de preservar o meio ambiente, a inauguração da ETE Capivari de Vinhedo será importante para a saúde da população de nossa cidade”, explicou o prefeito Milton Serafim.

A ETE Capivari de Vinhedo foi projetada para atender inicialmente 25 mil habitantes e tratar 40% do esgoto da cidade. Os beneficiados com a obra serão todos os bairros localizados na bacia do Capivari, como a região da Capela (Vila Savian, Jd. Bela Vista I e II, Vida Nova I, II e III, Jd. Palmares, Jd. Von Zuben e Eldorado), e com a futura implantação da rede coletora os condomínios Marambaia e São Joaquim, Altos do Morumbi e Distrito Industrial.

De acordo com Odair Fernando Seraphim (Canjica), superintendente da Sanebavi – Saneamento Básico Vinhedo – autarquia que cuida dos assuntos relacionados à água e esgoto no município, foi finalizada a concretagem da estação elevatória da ETE-Capivari e os próximos passos são a interligação hidráulica e o trabalho de terraplanagem para asfaltamento das ruas internas.

O prefeito Milton Serafim conseguiu em 2004 financiamento junto ao Governo Federal para a construção da ETE-Capivari. Foi responsável em 2000 pela construção e em 2002 pela ampliação da ETE-Pinheirinho, localizada no Jardim São Thomé. A estação é responsável pelo tratamento de 70% do esgoto coletado na cidade.

Com as duas Estações de Tratamento de Esgoto, Vinhedo terá 100% do esgoto tratado na cidade.