09 MAI 2024
SANEAMENTO
Sanebavi inicia reativação do poço profundo na Capela para reforço no abastecimento

A Sanebavi está empenhada na reativação do Poço C 02, localizado na região da Capela. O poço tubular, um dos 22 outorgados na cidade, estava inativo devido a um deslocamento rochoso interno que causou obstrução parcial do seu funcionamento.

A manutenção, iniciada na segunda-feira (06), tem como objetivo desobstruir a área interna para aumentar sua capacidade, além de realizar procedimentos de limpeza no conjunto de equipamentos. Com essa medida, a extração diária de 8,5m³/h de água do poço será viabilizada, sendo este volume encaminhado para tratamento na ETA 2 e distribuído para abastecer a região da Capela.

A reativação do Poço C 02 é mais uma iniciativa da Sanebavi para atender às demandas da população, especialmente durante os períodos de estiagem, quando a disponibilidade de água se torna escassa. Os poços artesianos desempenham um papel fundamental no abastecimento da cidade, respondendo por cerca de 10% do suprimento total.

Atualmente, dos 22 poços artesianos municipais, 12 estão operando, enquanto outros cinco, incluindo o Poço C 02, estão passando por processo de reativação ou manutenção. Além disso, a Sanebavi está em fase de desenvolvimento de projetos para reativar outras unidades, ampliando ainda mais a oferta de água.