26 ABR 2024
EDUCAÇÃO
Auxiliares da Educação Infantil participam de Vivência "Nossas Creches Respeitam as Crianças"
O evento teve como objetivo oferecer atividades para os auxiliares, visando à reflexão e o aprimoramento das práticas dentro do contexto das creches
Na última semana, durante os dias 18 e 19 de abril, ocorreu a 4ª Vivência intitulada "Nossas Creches Respeitam as Crianças". Este evento contou com a participação de todos os auxiliares da educação infantil do município. Durante esses dois dias, os participantes tiveram a oportunidade de se inscrever em vivências tanto no período da manhã quanto no período da tarde, sendo oferecidas cinco opções distintas.

Uma das vivências disponíveis foi a "Pequeno Cérebro", organizada pela equipe do Fortalecendo Vínculos, que aconteceu no auditório da Secretaria de Educação. Paralelamente, a equipe do Ceformi promoveu a vivência intitulada "Aventuras Desplugadas: O Pensamento Computacional na Educação Infantil", que teve lugar no auditório da Escola Municipal “Integração”.

Outra vivência oferecida foi a "Inclusão de Portas Abertas: abordando as especificidades do TEA", conduzida pela equipe da Educação Especial e realizada na sala de multimídia da EM “Integração”. Além disso, o PROAPE foi responsável pela vivência "Bebês: Movimenta Ação", que ocorreu no Centro de Formação. Por fim, a vivência "Saber Escolher o Sabor de Comer", organizada pela Alimentação Escolar, aconteceu na Escola Municipal “Cláudio Gomes”.

Estes momentos foram organizados por formadores com o objetivo de oferecer atividades significativas para os auxiliares de educação infantil, visando a reflexão e o aprimoramento das práticas dentro do contexto das creches do município.

A vivência proporcionou uma oportunidade valiosa para os auxiliares da área refletirem sobre suas práticas, compartilharem experiências e adquirirem novos conhecimentos. Ao participarem dessas atividades e momentos de reflexão, os auxiliares têm a chance de atualizar suas práticas pedagógicas, incorporando novas abordagens e técnicas no cuidado e na educação das crianças.
Autor: Camille Heinzl