08 MAI 2024
OBRAS PÚBLICAS
Intervenções no córrego Sterzeck entram na fase de acabamento
Foto: Eliel Rezende
Local sofreu com incidências de deslizamentos de terra no passado
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Vinhedo concluiu, na última semana, a canalização do córrego Sterzeck e a pavimentação da Rua Montevideo, localizados no bairro Três Irmãos. Com isso, a obra entrou na fase de acabamento, com trabalhos de sinalização viária, instalação da rede elétrica e levantamento de uma divisória paralela ao Residencial Vista Alegre.

O projeto prevê melhorias na infraestrutura e na mobilidade urbana do local, que registrou anteriormente o processo de erosão nas margens do córrego e na rua. De acordo com a Defesa Civil, os deslizamentos de terra, incidentes históricos, estão descartados, reduzindo os riscos de alto para médio.

Para isso, o córrego Sterzeck recebeu 860 metros de muros laterais de pedra para a contenção do solo. Já a Rua Montevideo, situada ao lado do córrego, contou com a implantação de 800 toneladas de massa asfáltica em 7 mil metros quadrados de via de terra.

Esta pavimentação prevê a interligação da Rua Montevideo com a Rua Anésio Marciano, na região do bairro Vista Alegre, favorecendo o fluxo de veículos da Estrada da Boiada. O local será liberado para o tráfego após a conclusão de todos os trabalhos.

O local ainda passará por monitoramento e, caso seja constatada a eficiência dos trabalhos, o risco reduzirá de médio para baixo.

O investimento total foi de R$ 19,6 milhões.

Histórico

As intervenções no córrego Sterzeck são reivindicações antigas dos moradores do bairro Jardim Três Irmãos. Em 2016, o local sofreu com desabamentos de terra que acarretaram na interdição de um trecho da Rua Montevideo, no Três Irmãos, e da Avenida Jeriba, no Vista Alegre.
Autor: Giovane Marques