07 MAI 2024
Alunos voltam para EM “Franco Montoro” totalmente revitalizada
Foto: Eliel Rezende
Escola passou por diversas reformas, que visaram trazer uma série de melhorias estruturais e elétricas para a instituição
A Escola Municipal "Prof. André Franco Montoro", na região da Capela, passou por uma série de reformas que visaram aprimorar suas estruturas e sistemas elétricos. A cerimônia de entrega das obras ocorreu na última segunda-feira (6) às 17h, com a presença de autoridades locais, membros da comunidade escolar e pais dos alunos.

O investimento total nas reformas foi de aproximadamente R$ 2,5 milhões e abrangeu várias áreas da instituição. Entre as melhorias implementadas estão a substituição completa do telhado, adotando um novo design com caimento para duas águas e a instalação de telhas metálicas trapezoidais, além de uma estrutura metálica de apoio. Também foi realizada a troca de toda a rede elétrica e iluminação por LED, buscando modernizar e aumentar a eficiência energética do ambiente.

Outras melhorias significativas incluíram a substituição do forro da escola por um sistema de PVC em placas removíveis, facilitando futuras manutenções na rede elétrica e no telhado. As paredes externas foram reformadas com a aplicação de um fundo preparador para minimizar danos causados pela chuva durante a instalação do novo telhado.

Além disso, foram criadas duas novas salas de apoio para a administração da escola, realizada uma reforma total nos banheiros masculino e feminino, e criado um banheiro exclusivo e adaptado para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Durante o período de reformas, alguns alunos foram temporariamente transferidos para as instalações do Ceprovi, garantindo a continuidade das aulas presenciais e minimizando prejuízos pedagógicos.

A escola já retomou suas atividades normalmente nesta segunda-feira, dia 6 de maio. Além disso, está prevista uma segunda fase de reformas, com um investimento de cerca de R$ 600 mil, para melhorias na quadra da escola. Essas melhorias incluirão a pintura interna e externa, a troca de telhas danificadas pelo exaustor, substituição do piso, instalação de nova iluminação em LED e reforma geral dos banheiros.

Obras na Educação

Essas obras fazem parte do amplo programa de investimentos da Prefeitura, que nos últimos três anos destinou cerca de R$ 20 milhões para reformas e ampliações nas unidades de ensino. O objetivo é aprimorar as condições estruturais para o desenvolvimento educacional, beneficiando escolas que há décadas não passavam por intervenções significativas. Outras duas escolas já passaram pela inauguração de suas obras, sendo elas o CEI "Saci Pererê", que teve sua quadra revitalizada, e a EM "Ricardo Junco Neto", com a troca completa do telhado, abrangendo tanto a estrutura da escola quanto a da quadra esportiva.
Autor: Camille Heinzl