O que é o serviço?
A Unidade de Pronto Atendimento (P.A.) da Capela faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - 192.
Desta forma, a população terá uma melhoria no acesso, um aumento da capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
O P.A. da Capela oferece estrutura simplificada, eletrocardiografia, pediatria, leitos de observação e sala de estabilização.
Se necessário o paciente poderá ser encaminhado para um hospital da rede de saúde, para realização de procedimento de alta complexidade.
Qual é o órgão responsável?
Secretaria Municipal da Saúde
Qual é o órgão prestador?
Diretoria Administrativa / Diretoria de Assistência
Quais são as normas e ou legislações que regulam o serviço?
Norma- Lei 8.080 de 19/09/1990- SUS.
Quem pode requerer o serviço?
O P.A. da Capela funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem atender grande parte das urgências e emergências. Atende toda pessoa que tenha necessidade de avaliação médica devido a uma urgência.
Há prioridade para o Atendimento?
Sim, a prioridade e feita pela Classificação de Risco, levando em consideração os fatores determinantes de complicações de saúde (motivo da busca por atendimento, sinais e sintomas) e condicionantes de vida (idade avançada, doença existente, etc).
Quando solicitar?
O P.A. Da Capela funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem atender grande parte das urgências e emergências como: Febre alta, acima de 39ºC; fraturas e cortes com pouco sangramento; infarto e derrame; queda com torsão e dor intensa ou suspeita de fratura; cólicas renais; falta de ar intensa; crises convulsivas; dores fortes no peito; vômito constante entre outros.
Onde solicitar?
Atende à demanda espontânea e trazidos pelo serviço móvel de urgência municipal -192 no endereço: R. Juliana Von Zuben Degelo, S/N - Capela, Vinhedo - SP, 13280-000.
Há taxas ou cobranças?
Não há taxas ou cobranças de valores para solicitação deste serviço.
Quais são os requisitos e documentos necessários para acessar o serviço?
Por se tratar de serviço de Urgência Emergência, o atendimento é universal. Ser for munícipe com a apresentação do Cartão Cidadão de Vinhedo (emitido pela Central SIM Vinhedo Digital), um documento de identidade com foto, para agilizar o atendimento na recepção. Caso o usuário, for residente em Vinhedo e não tenha documentos, é função do servidor orientar o local e quais documentos deverão ter em mãos para emissão do mesmo.
Quais são as etapas para o processamento ou oferecimento do serviço?
Atendimento 24 horas por demanda espontânea. É realizado Classificação de risco e o atendimento realizado de acordo com a gravidade. Inicialmente pela recepção ou sala de emergência, classificação de risco e diagnóstico.
Após o diagnóstico, é oferecido o tratamento de acordo com a necessidade e competência do serviço.
Qual o tempo estimado de espera para o atendimento?
É feita através da Classificação de Risco pela equipe da Urgência Emergência.
Após a classificação o tempo estimado é imediato para classificação de Risco VERMELHA (Emergência), 60 minutos para AMARELA (Urgente), até 2 horas VERDE (pouco urgente) e 4 horas para AZUL (Não Urgente).
Qual o prazo para a prestação do serviço
Irá depender do estado de saúde do paciente.
É utilizado o Protocolo de Manchester. O Protocolo de Manchester consiste em um método de classificação de riscos amplamente utilizado no mundo para determinar quais são os atendimentos prioritários nas unidades de emergência. Tal sistema de triagem que funciona com a classificação em cinco cores: Vermelho, Amarelo, Verde e Azul, sendo:
Vermelho: Emergência;
Amarelo: urgente;
Verde: Pouco Urgente;
Azul: Não Urgente.
Qual é a forma da prestação do serviço? E o local para acessá-lo?
Presencial. Podendo o paciente chegar no Pronto Atendimento da Capela por demanda espontânea e ou de ambulância.
Para acessar ou informações por E-mail: diretoriaurgencia.saude@vinhedo.sp.gov.br
Como posso acompanhar o andamento do serviço?
No próprio local de atendimento, a equipe de saúde fornece informações ao paciente e ou familiares quando necessário.
Compromissos de atendimento
O agente público deve atender o cidadão com presteza, prestando as informações requeridas (ressalvadas as protegidas por sigilo) e respeitando os requisitos legais e etapas informadas ao serviço.
Ainda conforme os princípios expressos na Lei Federal nº 13.460/2017 e na Lei Municipal nº 3.915/2019, o cidadão que seja usuário de serviços públicos municipais, em seus atendimentos, deve receber atendimento com urbanidade, respeito, cortesia, acessibilidade, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Onde posso formalizar uma manifestação sobre esse serviço?
Na
Ouvidoria SUS do Município de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 16h30:
- Presencial no endereço: Rua Monteiro de Barros, nº 530, Centro Vinhedo, Cep: 13280-081;
- Por e-mail:
ouvidoria.sus@vinhedo.sp.gov.br;
- Por Telefone: (19) 3826-7499 | Ramal: 3034