Ir para o conteúdo

Prefeitura de Vinhedo e os cookies: Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
OK
Prefeitura de Vinhedo
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Rede Social Whatsapp
Carta de Serviços
Atualizado em: 07/08/2022 às 17h12
Saúde
Atendimento de Urgência e Emergência – PA Capela

 ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA – PA CAPELA

 
O que é o serviço?

A Unidade de Pronto Atendimento (P.A.) da Capela faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - 192.
Desta forma, a população terá uma melhoria no acesso, um aumento da capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
O P.A. da Capela oferece estrutura simplificada, eletrocardiografia, pediatria, leitos de observação e sala de estabilização.
Se necessário o paciente poderá ser encaminhado para um hospital da rede de saúde, para realização de procedimento de alta complexidade.
 
Qual é o órgão responsável?
Secretaria Municipal da Saúde
 
Qual é o órgão prestador?
Diretoria Administrativa / Diretoria de Assistência
 
Quais são as normas e ou legislações que regulam o serviço?
Norma- Lei 8.080 de 19/09/1990- SUS.
 
Quem pode requerer o serviço?
O P.A. da Capela funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem atender grande parte das urgências e emergências. Atende toda pessoa que tenha necessidade de avaliação médica devido a uma urgência.
 
Há prioridade para o Atendimento?
Sim, a prioridade e feita pela Classificação de Risco, levando em consideração os fatores determinantes de complicações de saúde (motivo da busca por atendimento, sinais e sintomas) e condicionantes de vida (idade avançada, doença existente, etc).
 
Quando solicitar?
O P.A. Da Capela funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem atender grande parte das urgências e emergências como: Febre alta, acima de 39ºC; fraturas e cortes com pouco sangramento; infarto e derrame; queda com torsão e dor intensa ou suspeita de fratura; cólicas renais; falta de ar intensa; crises convulsivas; dores fortes no peito; vômito constante entre outros.
 
Onde solicitar?
Atende à demanda espontânea e trazidos pelo serviço móvel de urgência municipal -192 no endereço: R. Juliana Von Zuben Degelo, S/N - Capela, Vinhedo - SP, 13280-000.
 
Há taxas ou cobranças?

Não há taxas ou cobranças de valores para solicitação deste serviço.              
 
Quais são os requisitos e documentos necessários para acessar o serviço?
Por se tratar de serviço de Urgência Emergência, o atendimento é universal. Ser for munícipe com a apresentação do Cartão Cidadão de Vinhedo (emitido pela Central SIM Vinhedo Digital), um documento de identidade com foto, para agilizar o atendimento na recepção. Caso o usuário, for residente em Vinhedo e não tenha documentos, é função do servidor orientar o local e quais documentos deverão ter em mãos para emissão do mesmo..

Quais são as etapas para o processamento ou oferecimento do serviço?
Atendimento 24 horas por demanda espontânea. É realizado Classificação de risco e o atendimento realizado de acordo com a gravidade. Inicialmente pela recepção ou sala de emergência, classificação de risco e diagnóstico.
Após o diagnóstico, é oferecido o tratamento de acordo com a necessidade e competência do serviço.

Qual o tempo estimado de espera para o atendimento?
É feita através da Classificação de Risco pela equipe da Urgência Emergência.
Após a classificação o tempo estimado é imediato para classificação de Risco VERMELHA (Emergência), 15 minutos para AMARELA (Urgente), até 2 horas VERDE (pouco urgente) e 4 horas para AZUL (Não Urgente).

Qual o prazo para a prestação do serviço
Irá depender do estado de saúde do paciente.
É utilizado o Protocolo de Manchester. O Protocolo de Manchester consiste em um método de classificação de riscos amplamente utilizado no mundo para determinar quais são os atendimentos prioritários nas unidades de emergência. Tal sistema de triagem que funciona com a classificação em  cinco cores: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, sendo:
Vermelho: Emergência
Laranja: Muito urgente
Amarelo: urgente
Verde: Pouco Urgente
Azul: Não Urgente

Qual é a forma da prestação do serviço? E o local para acessá-lo?
Presencial . Podendo o paciente chegar no Pronto Atendimento da Capela por demanda espontânea e ou de ambulância.
Para acessar ou informações por E-mail:       
diretoria.assistência@vinhedo.sp.gov.br


Como posso acompanhar o andamento do serviço?
No próprio local de atendimento, a equipe de saúde fornece informações ao paciente e ou familiares quando necessário.

 
Avaliar Serviço
Baixar PDF
Baixar PDF
Serviço para:
CIDADÃO
Serviço relacionado a secretaria:
Saúde
Saúde
Milton Ricardo Ribolli
ATENDIMENTO:
7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira
ENDEREÇO:
Avenida João Páffaro, 1615, Pinheirinho, Vinhedo, SP, CEP: 13289-470
Seta
Versão do Sistema: 3.2.5 - 03/08/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia