Ir para o conteúdo

Prefeitura de Vinhedo e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura de Vinhedo
Acompanhe-nos:
Rede Social Transparência
Rede Social Instagram
Rede Social Facebook
Rede Social Whatsapp
Rede Social Youtube
TRANSPARÊNCIA
TRANSPARÊNCIA
Carta de Serviços
Atualizado em: 25/04/2024 às 17h07
Saúde
Atendimento ambulatorial de Psicologia adulto
Avaliar Serviço
Baixar PDF
Baixar PDF
Serviço para:
CIDADÃO
Formas de Solicitação
Telefone Presencial

Documentação

ATENDIMENTO AMBULATORIAL DE PSICOLOGIA ADULTO

O que é o serviço?
O Atendimento Ambulatorial de Psicologia adultos: psicoterapia individual e de grupos para usuários com idade a partir de 18 anos.

Qual é o órgão responsável?
Secretaria Municipal de Saúde.

Qual é o órgão prestador?
UBS Planalto, UBS Casa verde, UBS Bela Vista, CASM, UBS Vila João XXIII, UBS Três Irmãos, UBS Dr. Meireles, Centro Médico Dr. Manoel Matheus Neto.

Quais são as normas e ou legislações que regulam o serviço?
Legislação do SUS.
 
Quem pode requerer o serviço?
Usuários com algum tipo de sofrimento psíquico leve ou moderado, com idade a partir de 18 anos, através de encaminhamento ou demanda espontânea.
 
Há prioridade para o Atendimento?
Há prioridade para os usuários que tiverem em situação de violência doméstica, quando há tentativa de suicídio, ideação suicida, automutilação, ou transtorno de estresse pós-traumático.
 
Quando solicitar?
Quando houver alguma queixa relacionada a algum tipo de sofrimento psíquico leve ou moderado.

Onde solicitar?
Os atendimentos ambulatoriais de Psicologia Adultos são realizados nas UBS Planalto, UBS Casa Verde, CASM, Bela Vista, UBS Vila João XXIII, UBS Três Irmãos, UBS Dr. Meireles, Centro Médico Dr. Manoel Matheus Neto e também na modalidade online quando há indicação do profissional.

Há taxas ou cobranças?
Não há taxas ou cobranças de valores para solicitação deste serviço.

Quais são os requisitos e documentos necessários para acessar o serviço?
Ser munícipe com a apresentação do Cartão Cidadão de Vinhedo (emitido pela Central SIM Vinhedo Digital), um documento de identidade com foto. Caso o usuário, for residente em Vinhedo e não tenha documentos, é função do servidor orientar o local e quais documentos deverão ter em mãos para emissão do mesmo.

Quais são as etapas para o processamento ou oferecimento do serviço?
Em caso de demanda espontânea:

ACOLHIMENTO é um serviço de portas abertas para a demanda espontânea, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento, onde usuário procura a Unidade de Saúde e é orientado pela recepção sobre os dias, horários e disponibilidade de vagas para realizar o acolhimento com profissional especializado. O objetivo é oferecer apoio psicológico e escuta qualificada para responder às demandas dos usuários no momento de sua necessidade, trata-se de um atendimento focado em questões pontuais para a avaliação da gravidade do estado mental, classificação de risco e se houver necessidade haverá o direcionamento a outros serviços da rede ou para tratamento psicológico.
TRIAGEM DE PRIORIDADE - Especialistas em Saúde da rede pública ou privada, Poder Público, Conselho Tutelar, Casa de Acolhimento, ONG’s (do município de Vinhedo), Secretaria de Assistência - CRAS e CREAS podem encaminhar os usuários que se enquadram nos critérios de prioridade para o agendamento de Triagem de prioridade através do preenchimento do Relatório de encaminhamento/referência/contra-referência que deverá ser entregue ao próprio usuário, além de orientá-lo a buscar uma Unidade de Saúde, com o Cartão Cidadão em mãos, para o agendamento da triagem na recepção. Após o agendamento, o usuário deve ser orientado a comparecer na data marcada, no local indicado para realização da consulta.
 
Qual o tempo estimado de espera para o atendimento?
Os usuários que atendem aos critérios de prioridade são atendidos primeiro. Dessa forma, o tempo de espera estimado para o início do atendimento varia de acordo com a demanda específica de cada local de atendimento ou período.

Qual o prazo para a prestação do serviço?
O prazo depende da necessidade de cada usuário, sendo que o período máximo de atendimento no serviço é de até 1 ano, salvo exceções que serão avaliadas pela equipe.

Qual é a forma da prestação do serviço? E o local para acessá- lo?

Presencial ou online no de segunda à sexta – 07:00 às 19:00 h. Para acessar ou informações por E-mail: diretoria.assistência@vinhedo.sp.gov.br
/gerenciamental.saude@vinhedo.sp.gov.br

Como posso acompanhar o andamento do serviço?
Em contato direto com a Unidade de Saúde que solicitou e ou iniciou o atendimento.

Onde posso formalizar uma manifestação sobre esse serviço?
Na Ouvidoria SUS do Município de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 16h30
- Presencial no endereço: Rua Monteiro de Barros, nº 530, Centro Vinhedo, Cep: 13280-081;
- Online por e-mail: ouvidoria.sus@vinhedo.sp.gov.br;
- Por Telefone: 3826-7499 | Ramal: 3034
Serviço relacionado a secretaria:
Saúde
Saúde
Milton Ricardo Ribolli
ATENDIMENTO:
7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira
ENDEREÇO:
Avenida João Páffaro, 1615, Pinheirinho, Vinhedo, SP, CEP: 13289-470
Seta
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024
Copyright Instar - 2006-2024. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia