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Carta de Serviços
Atualizado em: 18/04/2024 às 14h22
Saúde
Atendimento ambulatorial de Psicologia infanto-juvenil
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Serviço para:
CIDADÃO
Documentação

ATENDIMENTO AMBULATORIAL DE PSICOLOGIA INFANTO-JUVENIL

O que é o serviço?
Atendimento ambulatorial de Psicologia Infanto-juvenil: psicoterapia individual ou em grupo para usuários com idade a partir de 4 anos, até 17 anos, 11 meses e 29 dias. Aos pacientes menores de 4 anos se encaminha para “Orientação de pais ou responsáveis”, uma modalidade de psicoterapia em grupo voltada a orientação dos responsáveis pela criança/adolescente sobre algumas dificuldades encontradas no manejo da educação de seus filhos.
 
Qual é o órgão responsável?

Secretaria Municipal de Saúde.
 
Qual é o órgão prestador?
UBS Planalto e UBS Bela Vista.
 
Quais são as normas e ou legislações que regulam o serviço?
Legislação SUS.
 
Quem pode requerer o serviço?
Usuários com algum tipo de sofrimento psíquico leve ou moderado, com idade a partir de 4 anos, até 17 anos e 11 meses e 29 dias, através de encaminhamento.
 
Há prioridade para o Atendimento?

Há prioridade para os usuários que tiverem em situação de violência doméstica, quando há tentativa de suicídio, ideação suicida, automutilação, ou ainda situação de luto recente, transtorno de estresse pós traumático ou crise aguda de ansiedade.
 
Quando solicitar?
Quando houver alguma queixa relacionada a algum tipo de sofrimento psíquico leve ou moderado.
 
Onde solicitar?
Os atendimentos de Psicologia Infanto-juvenil são realizados na UBS Planalto, UBS Bela Vista e também na modalidade online quando há indicação do profissional.
 
Há taxas ou cobranças?
Não há taxas ou cobranças de valores para solicitação deste serviço.
 
Quais são os requisitos e documentos necessários para acessar o serviço?
Ser munícipe com a apresentação do Cartão Cidadão de Vinhedo (emitido pela Central SIM Vinhedo Digital), um documento de identidade com foto. Caso o usuário, for residente em Vinhedo e não tenha documentos, é função do servidor orientar o local e quais documentos deverão ter em mãos para emissão do mesmo
 
Quais são as etapas para o processamento ou oferecimento do serviço?

Em caso de demanda espontânea:
ACOLHIMENTO é um serviço de portas abertas para a demanda espontânea, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento, onde a família/responsáveis procuram a Unidade de Saúde e recebem orientação pela recepção sobre os dias, horários e disponibilidade de vagas para realizar o acolhimento com profissional especializado. O objetivo é oferecer apoio psicológico e escuta qualificada para responder às demandas dos usuários no momento de sua necessidade, trata-se de um atendimento focado em questões pontuais para a avaliação da gravidade do estado mental, classificação de risco e se houver necessidade haverá o direcionamento a outros serviços da rede ou para tratamento psicológico.
 
TRIAGENS
Para os casos que envolvem:
Alteração de comportamento;
Alteração de humor.
FLUXO: o encaminhamento é feito por profissionais da UBS ou área médica, por profissionais das Escolas, CRAS através do preenchimento da ficha de encaminhamento que deverá ser entregue diretamente para o responsável pela criança/adolescente para o agendamento da triagem na UBS Bela Vista ou UBS Planalto.
 
 
TRIAGENS DE PRIORIDADE

Consideramos circunstâncias prioritárias aquelas que expõem paciente e seu entorno a riscos físicos e psicológicos, são elas:
Tentativa de suicídio ou Ideação suicida
Automutilação/Autolesão
Transtorno de estresse pós-traumático
Violência doméstica
Violência sexual
Afastamento médico escolar referente às circunstâncias prioritárias em saúde mental
Luto recente
Transtorno agudo de angústia e ansiedade
 
Nesses casos,
 
Quando o encaminhamento é feito por profissionais da UBS ou área médica, por profissionais das Escolas, CRAS: a ficha de encaminhamento deverá conter em seu cabeçalho a expressão: “PRIORIDADE” e deverá ser entregue diretamente ao responsável pela criança/adolescente para o agendamento da triagem na UBS Bela Vista ou UBS Planalto.
 
Quando o encaminhamento é feito por CREAS, Conselho Tutelar ou Ministério Público: o encaminhamento deverá ser enviado para e-mail da Gerência de Saúde Mental: gerenciamental.saude@vinhedo.sp.gov.br. Após agendamento, retornamos com a data/hora e fica sob a responsabilidade do profissional que realizou o encaminhamento informar à família sobre data e hora da triagem psicológica agendada.
 
Qual o tempo estimado de espera para o atendimento?

Os usuários que atendem os critérios de prioridade são atendidos primeiro. Dessa forma, o tempo de espera estimado para o início do atendimento varia de acordo com a demanda específica de cada local de atendimento ou período.
 
Qual o prazo para a prestação do serviço?
O prazo, depende da necessidade de cada usuário, sendo que o período máximo de atendimento no serviço é de até 1 ano, salvo exceções que serão avaliadas pela equipe.
 
Qual é a forma da prestação do serviço? E o local para acessá-lo?
Presencial ou online de segunda à sexta – 07h00 às 19h00
Para acessar ou informações por E-mail:
diretoria.assistência@vinhedo.sp.gov.br
gerenciamental.saude@vinhedo.sp.gov.br
 
Como posso acompanhar o andamento do serviço?
Em contato direto com a Unidade de Saúde que solicitou e ou iniciou o atendimento.


Onde posso formalizar uma manifestação sobre esse serviço?
Na Ouvidoria SUS do Município de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 16h30
- Presencial no endereço: Rua Monteiro de Barros, nº 530, Centro Vinhedo, Cep: 13280-081;
- Online por e-mail: ouvidoria.sus@vinhedo.sp.gov.br;
- Por Telefone: 3826-7499 | Ramal: 3034
Serviço relacionado a secretaria:
Saúde
Saúde
Milton Ricardo Ribolli
ATENDIMENTO:
7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira
ENDEREÇO:
Avenida João Páffaro, 1615, Pinheirinho, Vinhedo, SP, CEP: 13289-470
Seta
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