SERVIÇO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO EM FERIDAS E ESTOMIA
O que é o serviço?
SAEFE - Serviço de Atendimento Especializado em Feridas e Estomias*
A equipe é composta por duas enfermeiras capacitadas neste tipo de atendimento, que avalia e prescreve o tratamento para feridas agudas extensas e ou crônicas de difícil cicatrização, bem como, o tipo de equipamento coletor(bolsa) para estomia realizando o cadastro do usuário para a liberação de bolsa de estomia, através do Programa da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e capacita as famílias e ou usuários no processo de cuidados e reabilitação. As enfermeiras ficam disponíveis em polos distintos: Policlínica Capela e Centro Médico, de 2ª a 6ª, no período da manhã. O atendimento aos pacientes estomizados é realizado à 4ª feiras, no período da manhã, no Centro Médico Dr. Manoel Matheus.
*Estomia: abertura realizada de forma cirúrgica, com o objetivo de construir um caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, neste caso, feita para eliminar a urina ou as fezes.
Qual é o órgão responsável?
Secretaria Municipal de Saúde.
Qual é o órgão prestador?
Diretoria de Assistência e Atendimento.
Quais são as normas e ou legislações que regulam o serviço?
Resolução COFEN 567/2018.
Quem pode requerer o serviço?
O atendimento pode ser solicitado pelos enfermeiros da rede básica de saúde, médicos clínicos e especialistas.
Há prioridade para o Atendimento?
Sim. Temos prioridade para o atendimento de pacientes pós alta hospitalar seja, abordagem cirúrgica para estomias, ou internação por complicações em feridas (antibioticoterapia, desbridamentos, amputações). Nosso serviço não permite lista de espera para atendimento devido a classificação de risco. Todos nossos pacientes são prioridades.
Quando solicitar?
- Feridas agudas extensas (queimaduras, lesões traumáticas, etc)
- Feridas crônicas de difícil cicatrização (lesões vasculares, neuropáticas, reumatológicas, etc)
- Prevenção de lesões neuropáticas: pacientes com neuropatias que já apresentaram lesões e ceratoses.
- Estomia pós alta hospitalar- Uso de bolsa externa, para alimentação e ou coletar
Onde solicitar?
O profissional de saúde que irá encaminhar, preenche a ficha de encaminhamento e/ou solicitação própria, com posterior agendamento no sistema. Normalmente, o profissional entra em contato telefônico, anteriormente ao agendamento, onde acordamos data e horário da consulta.
Há taxas ou cobranças?
Não há taxas ou cobranças de valores para solicitação deste serviço.
Quais são os requisitos e documentos necessários para acessar o serviço?
Ser munícipe com a apresentação do Cartão Cidadão de Vinhedo (emitido pela Central SIM Vinhedo Digital), um documento de identidade com foto. Caso o usuário, não seja residente em Vinhedo e não tenha documentos, é função do servidor orientar o local e quais documentos deverão ter em mãos para emissão do mesmo
Quais são as etapas para o processamento ou oferecimento do serviço?
Encaminhamento por enfermeiro ou médico
Qual o tempo estimado de espera para o atendimento?
Em torno de uma semana
Qual o prazo para a prestação do serviço?
Em torno de uma semana
Qual é a forma da prestação do serviço? E o local para acessá-lo?
Presencial. Diretamente na Unidade onde o usuário estiver sendo atendido.
Para acessar ou informações por E-mail:
diretoria.assistência@vinhedo.sp.gov.br
Como posso acompanhar o andamento do serviço?
Presencial . Diretamente na Unidade onde o usuário estiver sendo atendido.