Fonoaudiologia
O que é o serviço?
Ambulatório de Fonoaudiologia da Prefeitura Municipal de Vinhedo
Qual é o órgão responsável?
Secretaria de Saúde do Município
Qual é o órgão prestador?
Diretoria de Assistência da Secretaria de Saúde
Quais são as normas e ou legislações que regulam o serviço?
Serão avaliados e atendidos pacientes com queixas e alterações nas áreas de linguagem/fala (atraso de linguagem, alterações de articulação, distúrbios nas habilidades auditivas, alterações de leitura e escrita, gagueira, fissura labiopalatina corrigida) disfonia e motricidade orofacial, sob encaminhamento médico ou odontológico da rede ou escolar, com entrada no Setor a partir dos 3 anos e com atendimento até o final do 5º ano escolar. Adultos e idosos serão atendidos nos quadros de afasia, distúrbios de voz e disfagia.
Quem pode requerer o serviço?
Ser residente em Vinhedo, apresentar o Cartão Cidadão emitido pela Central Sim- Vinhedo Digital Documento de identidade com foto. Caso o usuário não tenha algum desses documentos, deverá ser orientado pelo Servidor em como obtê-los.
Há prioridade para o Atendimento?
Em certos casos de disfagia, conforme o nível de gravidade, o paciente é direcionado para terapeuta especialista e será atendido com prioridade.
Quando solicitar?
Quando houver queixa e encaminhamento médico, odontológico ou escolar.
Onde solicitar?
Nas unidades de Saúde: UBS Planalto, Centro Médico Dr. Manoel Matheus e UAMC – Capela.
Há taxas ou cobranças?
Não há taxas ou cobranças de valores para solicitação deste serviço.
Quais são as etapas para o processamento ou oferecimento do serviço?
Obter encaminhamento médico ou odontológico da rede municipal ou de escola do Município de Vinhedo. Entregar no posto mais próximo de seu domicílio, sendo incluído o nome do paciente em lista de espera. Convocação por telefone para início do tratamento, no período contrário ao escolar.
Qual o tempo estimado de espera para o atendimento?
Dependerá da demanda de cada posto, do período pretendido e da complexidade dos casos em atendimento, que geram menor rotatividade de pacientes no Setor.
Qual o prazo para a prestação do serviço?
Ao ingressar no Ambulatório o paciente recebe 48 sessões (o equivalente a 1 ano de tratamento). No caso de necessidade de continuidade o paciente cumprirá 3 meses de alta temporária e receberá reencaminhamento para reingressar na lista de espera da Unidade.
Qual é a forma da prestação do serviço? E o local para acessá-lo?
Terapias semanais, sempre no mesmo dia e horário, nos períodos da manhã (7h às 13h) ou tarde (13 às 19h), nas seguintes unidades: UBS Planalto, Centro Médico Dr Manoel Matheus e UAMC – Capela.
Como posso acompanhar o andamento do serviço?
Em contato direto com a Unidade de Saúde que solicitou e ou iniciou o atendimento, com a fonoaudióloga responsável pelo atendimento.