Prefeitura de Vinhedo e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
O que é o serviço?
O Bolsa Família integra em um só programa várias políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda. O programa social de transferência direta e indireta de renda é destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. Além de garantir uma renda básica a essas famílias, o programa busca estimular a emancipação dessas famílias para que alcancem autonomia e superem situações de vulnerabilidade social.
Qual é o órgão responsável?
Secretaria de Assistência Social e Cidadania
Qual é o órgão prestador?
Gestão de Benefícios
Quais são suas normas e/ou legislações que regulam o serviço?
- DECRETO Nº 10.831, DE 6 DE OUTUBRO DE 2021
- DECRETO Nº 10.852, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2021
Quem pode requerer o serviço?
- Famílias em situação de extrema pobreza;
- Famílias em situação de pobreza.
As famílias em situação de extrema pobreza são aquelas que possuem renda familiar mensal per capita de até R$ 105,00, e as em situação de pobreza renda familiar mensal per capita entre R$ 105,01 e R$ 210,00.
Há prioridade para o atendimento?
- Famílias beneficiárias do programa;
- Famílias em situação de vulnerabilidade.
Quando solicitar?
Através de agendamento nos CRAS ou comparecer na Gestão de Benefícios.
Onde solicitar?
Gestão de Benefícios: Rua Osvaldo Cruz, 299, Centro,
Telefones: (19) 3876-7400 | Ramal: 1910, 1913, 1914, 1915
CRAS Nova Vinhedo: Rua Floriano Pitton, 99 Nova Vinhedo Telefone: (19) 3876-7400 | Ramal: 1980
CRAS Capela: Rua Cinco de Junho, 73 Jd Von Zubem Tel: 3886-4222 Telefone: (19) 3876-7400 | Ramal: 1960
Há taxas ou cobranças?
Não
Quais os requisitos e documentos necessários para acessar o serviço?
Como regra, o RF deve, obrigatoriamente, apresentar CPF ou Título de Eleitor
para que a família seja cadastrada.
Para os demais componentes da família, o RF deve apresentar um dos seguintes documentos:
Certidão de Nascimento ou de Casamento;
CPF;
Carteira de Identidade (RG);
Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); ou
Título de Eleitor.
Quais são as etapas para o processamento ou oferecimento do serviço?
Encaminhamento dos CRAS/CREAS ou solicitação da família
Qual o tempo estimado de espera para o atendimento?
- Na Gestão de Benefícios por ordem de chegada.
- Nos CRAS por agendamento.
Qual o prazo para a prestação do serviço?
Indeterminado
Qual é a forma da prestação do serviço? E o local para acessá-lo?
Presencial
Como posso acompanhar o andamento do serviço?
Através da Gestão de Benefícios e canais de consulta disponibilizado pelo Ministério da Cidadania.