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Carta de Serviços
Atualizado em: 20/09/2024 às 15h36
Assistência Social
Bolsa Família
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Serviço para:
CIDADÃO
Documentação

Bolsa Família

O que é o serviço?
O Bolsa Família integra em um só programa várias políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda. O programa social de transferência direta e indireta de renda é destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. Além de garantir uma renda básica a essas famílias, o programa busca estimular a emancipação dessas famílias para que alcancem autonomia e superem situações de vulnerabilidade social.
 
Qual é o órgão responsável?
Secretaria de Assistência Social e Cidadania
 
Qual é o órgão prestador?
Gestão de Benefícios
 
Quais são suas normas e/ou legislações que regulam o serviço?
- DECRETO Nº 10.831, DE 6 DE OUTUBRO DE 2021
- DECRETO Nº 10.852, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2021
 
Quem pode requerer o serviço?
- Famílias em situação de extrema pobreza;
- Famílias em situação de pobreza.
As famílias em situação de extrema pobreza são aquelas que possuem renda familiar mensal per capita de até R$ 105,00, e as em situação de pobreza renda familiar mensal per capita entre R$ 105,01 e R$ 210,00.
 
Há prioridade para o atendimento?
- Famílias beneficiárias do programa;
- Famílias em situação de vulnerabilidade.
 
Quando solicitar?
Através de agendamento nos CRAS ou comparecer na Gestão de Benefícios.
 
Onde solicitar?

Gestão de Benefícios:  Rua Osvaldo Cruz, 299, Centro,
Telefones: (19) 3876-7400 | Ramal: 1910, 1913, 1914, 1915


CRAS Nova Vinhedo:  Rua Floriano Pitton, 99 Nova Vinhedo
Telefone: (19) 3876-7400 | Ramal: 1980
 
CRAS Capela:  Rua Cinco de Junho, 73 Jd Von Zubem Tel: 3886-4222
Telefone: (19) 3876-7400 | Ramal: 1960
 
Há taxas ou cobranças? 
Não
 
Quais os requisitos e documentos necessários para acessar o serviço?

Como regra, o RF deve, obrigatoriamente, apresentar CPF ou Título de Eleitor
para que a família seja cadastrada.
Para os demais componentes da família, o RF deve apresentar um dos seguintes documentos:
Certidão de Nascimento ou de Casamento;
CPF;
Carteira de Identidade (RG);
Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); ou
Título de Eleitor.
 
Quais são as etapas para o processamento ou oferecimento do serviço?
Encaminhamento dos CRAS/CREAS ou solicitação da família
 
Qual o tempo estimado de espera para o atendimento?
- Na Gestão de Benefícios por ordem de chegada.
- Nos CRAS por agendamento.
 
Qual o prazo para a prestação do serviço?

Indeterminado
 
Qual é a forma da prestação do serviço? E o local para acessá-lo?
Presencial   
 
Como posso acompanhar o andamento do serviço?
Através da Gestão de Benefícios e canais de consulta disponibilizado pelo Ministério da Cidadania.


 
Serviço relacionado a secretaria:
Assistência Social e Cidadania
Assistência Social e Cidadania
Karine Teixeira Schwanke
ATENDIMENTO:
das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira
ENDEREÇO:
Rua Osvaldo Cruz, nº 299, Centro
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