17 MAR 2011
Total investido por aluno é o maior da história de Vinhedo

Orçamento da Educação pode chegar aos R$ 71 milhões em 2011; mais de 10 mil estudantes são beneficiados com melhorias nas áreas de infraestrutura e pedagógica

Os alunos da rede municipal de ensino têm muitos motivos para comemorar com as inúmeras melhorias realizadas pela Prefeitura na área educacional. Somente em 2010, foram investidos mais de R$ 48,8 milhões em infraestrutura, aquisição de equipamentos, itens didáticos e no aperfeiçoamento pedagógico do corpo docente. Por estudante, o investimento realizado no último ano foi o maior da história de Vinhedo e chegou a mais de R$ 5 mil, com aumento de 40,05% em relação ao total investido em 2009. O cálculo é resultado do total de investimentos em educação (25% previsto em legislação) versus o número de alunos.

Ainda em 2010, a Prefeitura investiu mais de R$ 5,4 milhões na autogestão da merenda – que passou a ser administrada pela municipalidade em setembro do último ano – e cerca de R$ 1,6 milhão no transporte escolar e universitário, que atende atualmente mais de cinco mil estudantes municipais, estaduais, do ensino superior e de cursos técnicos de escolas públicas e particulares da região.

De acordo com o prefeito Milton Serafim estas iniciativas mostram que a Prefeitura pensa no desenvolvimento pleno do município e na formação de cidadãos conscientes e capacitados. “Por isso, continuaremos a realizar melhorias na área educacional com a construção e reforma das unidades escolares e dando atenção à parte didática, seja por meio da capacitação de professores ou com a compra de equipamentos e materiais que ajudam na evolução pedagógica de nossos alunos”, comentou o prefeito.

O vice-prefeito e secretário da Educação, Jaime Cruz, ressaltou que em 2011 o orçamento da Educação pode chegar aos R$ 71 milhões de reais. Entre os principais investimentos na área de infraestrutura, destaque às reformas e ampliações dos centros de educação infantil e das escolas municipais e para as construções de novas unidades escolares, como na região da Capela – que terá educação infantil e ensino fundamental – e ao lado do atual Sesi, no Centro, que atenderá aproximadamente 90 crianças.

Segundo o vice-prefeito, além das obras e reformas a Prefeitura realiza uma série de medidas para aumentar o número de vagas nas creches da rede municipal de ensino, fazendo, por exemplo, visitas periódicas nos centros de educação infantil para levantar o número de desistências ou transferências e encaminhar os inscritos para as novas vagas. “Também firmamos um convênio inédito com a rede particular para atender as crianças com mais rapidez. Atualmente, 57 alunos de dois anos a dois anos e 11 meses já integram a parceria”, disse.

Aspecto pedagógico

Fundamental ao desenvolvimento educacional dos estudantes, a área pedagógica recebe inúmeras melhorias com a aquisição de novos materiais ou por meio da qualificação docente. Em 2010, mais de 3,5 mil artigos didáticos foram distribuídos pela Prefeitura nas unidades escolares e aproximadamente 3,3 mil itens entre colchões, berços, lençóis, toalhas de banho e rosto foram entregues nos centros de educação infantil. Os alunos da pré-escola ainda foram beneficiados com a compra de cerca de 80 mesas educacionais totalmente informatizadas, que auxiliam na aprendizagem de conteúdos curriculares de diversas áreas do conhecimento.

A Prefeitura também investe na formação continuada do corpo docente, para que os educadores da rede municipal tenham acesso a práticas pedagógicas atuais e para que atendam as diferentes necessidades de aprendizagem dos alunos. “Todos os profissionais da área educacional passam por cursos de qualificação e de aperfeiçoamento regularmente, pois queremos que os estudantes possam contar com uma educação cada vez mais qualificada na cidade”, disse o prefeito.