17 MAR 2011
Centro de Atenção à Saúde da Mulher será entregue ainda no primeiro semestre

Está na fase final a obra do Centro de Atenção à Saúde da Mulher – CASM – construído pela Prefeitura na região da Capela para ser referência em atendimento a pacientes do sexo feminino. Estão sendo feitos os últimos acabamentos, com pintura interna e externa do prédio, colocação de portas e janelas, e instalação de alambrados no entorno. A obra deve ser entregue ainda no primeiro semestre.

O CASM contará com recepção, sala de grupo, consultórios para atendimento psicológico e social, consultórios ginecológicos, sala de enfermagem, esterilização, arquivo, copa e área de serviço, um espaço específico para atender as mulheres. “Haverá em Vinhedo um atendimento mais humanizado. Será um local de acolhimento, destinado a atender com qualidade todas as necessidades das mulheres do nosso município, além de ações complementares planejadas como palestras e orientações. Tenho certeza de que esta é uma obra que irá beneficiar muito a nossa população”, esclareceu o prefeito Milton Serafim.

O prédio está localizado ao lado da Policlínica da Capela. Segundo a secretária de Saúde, Nadia Capovilla, a escolha do local para construção do prédio foi estratégica, por estar ao lado do PA – Pronto Atendimento da Policlínica da Capela que funciona 24 horas, com médicos clínico geral e pediatra de plantão. “O Centro de Atenção à Saúde da Mulher será um local especializado no acolhimento às mulheres, oferecendo atendimento médico, psicológico e social, em um ambiente especialmente criado para elas”, explicou a secretária de Saúde.

O CASM também irá acolher as mulheres vítimas de violência que necessitem de intervenção ginecológica e atenção social e psicológica.

Adolescentes e gestantes também terão atenção especial. As salas de orientações e grupo que serão implantadas no Centro irão permitir o desenvolvimento de atividades educativas como planejamento familiar, prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) e de gravidez, além de assistência pré-natal.

Com o funcionamento do Centro de Atenção à Saúde da Mulher, o atendimento ginecológico e obstétrico (hoje oferecidos na Policlínica da Capela) também passará a ser realizado no local, liberando espaço físico na unidade de saúde para ampliar o atendimento médico oferecido.