17 MAR 2011
Construção da UPA inicia nas próximas semanas

Implantação 24 horas significará mais agilidade no serviço de saúde emergencial prestado à população de Vinhedo

Até o final deste ano, a população de Vinhedo contará com mais uma opção no atendimento de saúde em casos emergenciais. A pedido do prefeito Milton Serafim, a Prefeitura firmou convênio com o Ministério da Saúde para a construção da UPA – Unidade de Pronto Atendimento de Vinhedo, que funcionará 24 horas.

Esta semana foi feito o levantamento topográfico da obra, marcando o início da construção do prédio, em uma área de 4.426 m² localizada na Rua Engenheiro José Frediani, entre a Delegacia de Polícia e a sede da Secretaria de Transporte e Segurança. A obra terá início nas próximas semanas.

A UPA será uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde, o Pronto Atendimento (PA da Capela) e o Pronto Socorro da Santa Casa, compondo uma rede organizada de atenção aos casos urgentes.

Para o prefeito Milton Serafim a instalação da UPA irá trazer mais tranqüilidade à população em situações de emergência. “Com a UPA, o paciente que precisar ser socorrido com urgência terá a assistência garantida na unidade que fará a estabilidade do mesmo e, sendo necessário, o encaminhará à Santa Casa, por exemplo. Dessa forma diminuímos o fluxo de pacientes sem necessidade para o pronto socorro e agilizamos o atendimento”, afirmou o prefeito Milton Serafim.

Com 1.301 m² de área construída a UPA terá recepção, sala para coleta de materiais, quatro consultórios, sala de urgência com capacidade de 3 leitos, salas de observação masculina, feminina e de pediatria com capacidade de 12 leitos, sala de eletrocardiograma, sala de reidratação, sala de inalação, sala de curativos, sala de gesso, sala de Raio X, farmácia, área para armazenamento de materiais esterilizado, sala de guarda temporária de cadáveres, posto de enfermagem, área administrativa, vestiários e banheiros adaptados.

A UPA terá capacidade de atender cerca de 250 pacientes diariamente.

Também será feita a aquisição de equipamentos necessários e contratação de cerca de 60 profissionais, entre médicos (clínico geral e pediatra), enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos de radiologia, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais.

A previsão é que a obra será concluída no segundo semestre deste ano.

A UPA está sendo construída com verba dos governos municipal e federal.