17 MAR 2011
Secretaria de Saúde faz alerta sobre sarampo

Em função da confirmação de um caso de sarampo, na semana passada, em Campinas, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria, faz alerta sobre a doença e solicita atenção especial sobre a atualização vacinal, principalmente as pessoas que irão viajar ao exterior ou a outros estados brasileiros.

Além de viajantes, devem tomar a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, profissionais de turismo, como motoristas de taxi, ônibus, transportadoras, vans, guias turísticos, funcionários de hotéis e restaurantes, profissionais de saúde e as pessoas com doses em atraso na caderneta.

O calendário nacional de imunização indica a aplicação da primeira dose da vacina aos 12 meses de idade.

Em Vinhedo, a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas da Rede Municipal de Saúde, gratuitamente.

Para os viajantes que retornam após uma viagem a orientação é para que fiquem atentos aos sintomas do sarampo, como: febre, manchas avermelhadas no corpo, acompanhados ou não de tosse, coriza e conjuntivite.

Nesses casos a recomendação é para que a pessoa procure imediatamente uma unidade de saúde e evite contato desnecessário com outras pessoas até que receba avaliação médica.

Em Vinhedo, não há registros da doença há mais de 12 anos. O Estado de São Paulo não apresenta casos autóctones de sarampo desde 2000. Em 2001, 2002 e 2005 foram identificados quatro casos importados ou vinculados à importação.

Informações na Vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde pelo telefone 3876-6777.

Calendário vacinal do Programa Estadual de Imunização – Tríplice (SCR*)

– Crianças até 6 anos de idade: 1ª dose aos 12 meses e reforço entre 4 e 6 anos.

– Crianças maiores de 7 anos e adolescentes até 19 anos**: aplicar uma dose da vacina tríplice viral na visita ao posto de vacinação e uma segunda dose 2 meses após (intervalo mínimo de 30 dias).

– Adultos entre 20 e 50 anos**: aplicar uma dose da vacina tríplice viral na visita ao posto de vacinação, para as pessoas nascidas a partir de 1960.

*SCR: Sarampo, Caxumba e Rubéola.

**Para indivíduos sem comprovação de vacinação anterior.

Unidades Básicas de Saúde

UBS Vila Planalto – Rua Brasília, 273