17 MAR 2011
Prefeitura leva aulas de teatro para dentro do grupo da Terceira Idade

A Prefeitura começa a oferecer cursos de teatro na própria sede do Grupo Bem Viver, atendendo a uma solicitação antiga dos membros da terceira idade que era feita pessoalmente ao prefeito Milton Serafim. A notícia foi dada nesta terça-feira, dia 15, pela secretária da Promoção e Assistência Social, Claudineia Vendemiatti Serafim; pelo secretário de Cultura e Turismo, Paulo Mattos e pelo diretor da pasta, José Antonio Zechin.

Um professor do projeto oficinas culturais será disponibilizado uma vez por semana para ministrar gratuitamente a aula, que irá ocorrer todas as terças-feiras, das 14h às 15h30, na sede do grupo, no Jardim São Matheus.

O curso já tem 25 idosos inscritos. Miguel Mazaro, de 66 anos, irá aproveitar a oportunidade. “Comecei a fazer parte do grupo da Terceira Idade na semana passada e já me inscrevi no curso de teatro. É uma atividade que sempre tive vontade de fazer e agora a oportunidade apareceu. Estou animado”, declarou o idoso.

Durante a notícia anunciada os idosos mais experientes com a encenação teatral deram uma “palhinha” do talento que será encontrado no grupo. Uma delas foi Ana Faccini Mendes, que declamou uma poesia. Aos 71 anos, ela participa de aulas de teatro há 15 anos. “Fico feliz porque conseguimos o nosso objetivo. Teatro é vida, me sinto mais jovens, uma pessoa importante porque consigo levar alegria para a minha família, meus filhos e netos. A terceira idade aqui em Vinhedo é privilegiada”, declarou a idosa, que já encenou duas peças de teatro.

Em nome do prefeito Milton Serafim os secretários municipais destacaram que o oferecimento do curso de teatro será uma atividade. “Desde 2009 a administração do prefeito Milton Serafim está tentando proporcionar novas atividades para os idosos de acordo com o interesse apresentado pelos próprios participantes do grupo. O prefeito quer que vocês aproveitem tudo de bom que as aulas de teatro possam proporcionar como amizade, desenvolvimento e coordenação. O mais importante do teatro não é a apresentação final após os ensaios, mas o trabalho que é desenvolvido durante as aulas, que traz disposição física e mental”, declarou os secretários Paulo Mattos e Claudinéia Vendemiatti Serafim.

O grupo de alunos de teatro da Terceira Idade irá escolher uma peça teatral para ser ensaia e posteriormente encenada.

Atividades gratuitas

Para participar do curso de teatro é preciso participar do Grupo Bem Viver. A programação para a terceira idade inclui aulas, eventos esportivos e culturais como viagens, feira de variedades, festas temáticas, aulas de voleibol, hidroginástica, coreografia, alongamento, tai chi chuan e oficinas de artesanato.

Hoje, o grupo conta com 700 idosos cadastrados. Para se inscrever é necessário ter mais de 60 anos e morar em Vinhedo.

Todas as atividades são oferecidas gratuitamente pela Prefeitura de Vinhedo.