16 MAR 2011
Rampas de acesso e banheiros adaptados oferecem mais conforto aos estudantes cadeirantes da rede municipal

Alunos com dificuldades de locomoção são assessorados pelos profissionais de educação especial da Prefeitura; reformas e ampliações colaboram ao atendimento deste público

Eliminar barreiras que interfiram na mobilidade e contribuam para o bem-estar dos estudantes cadeirantes ou com algum tipo de dificuldade de locomoção. Esta premissa faz parte das várias melhorias realizadas pela Prefeitura de Vinhedo nas escolas da rede municipal de ensino. As ações atendem a uma antiga demanda de alunos com necessidades especiais, sobretudo nos prédios escolares mais antigos e sem instalações adaptadas ao atendimento deste público.

Atualmente, 11 cadeirantes são atendidos pela rede municipal de ensino e todos são acompanhados pelos profissionais de educação especial da Prefeitura. Estes alunos estudam no Centro de Educação Infantil (CEI) Grilo Falante, nas Escolas Municipais (EM) Professor Cláudio Gomes, Dom Mathias, Maria de Lourdes Von Zuben, Dr. Jair Mendes de Barros e no Centro Integrado de Cidadania (CIC) Eduardo Von Zuben.

Dentre as escolas que atendem este público, há melhorias em andamento na EM Maria de Lourdes Von Zuben e na EM Dr. Jair Mendes de Barros. No momento, as duas unidades passam por reformas que incluem adaptação dos banheiros masculino e feminino e rampas de acesso com corrimão e guarda-corpo, itens essenciais à prevenção de quedas e acidentes. Nas demais, os estudantes já contam com estrutura adequada, como, por exemplo, na EM Dom Mathias, que agora tem rampas e banheiros adaptados.

Para o prefeito Milton Serafim este tipo de iniciativa é primordial por garantir aos cadeirantes e às pessoas com dificuldade de locomoção as condições que precisam para que frequentem a escola. “Prezamos por políticas públicas que promovam a inclusão e igualdade de oportunidades a diferentes públicos. Ampliar e otimizar o acesso destes estudantes é uma conquista que deve ser celebrada não só por quem tem dificuldades de locomoção, mas por toda a comunidade vinhedense”, disse.

O vice-prefeito e secretário da Educação, Jaime Cruz, explicou que os investimentos nesta área serão ampliados. “Vamos continuar a investir neste quesito tão importante, para que estes estudantes tenham liberdade e conforto para utilizar e se deslocar no recinto escolar”, comentou.

Melhorias e ampliações

A Prefeitura realiza a reforma de outras escolas e a construção de novas unidades, com o objetivo de oferecer mais estrutura e conforto aos estudantes atendidos pela rede. Entre as que passam atualmente por ampliação estão os CEIs Pequeno Polegar, Visconde de Sabugosa e, em breve, Turma da Mônica.

A região central também ganhará uma unidade escolar, que é atualmente construída ao lado do atual Sesi, e a Capela receberá um Complexo Educacional, além de uma creche nesta mesma localidade.