15 MAR 2011
Oficina de artesanato incentiva lazer e socialização para a terceira idade

Para incentivar a criatividade, a socialização e estimular a coordenação na terceira idade, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, vem desenvolvendo diversas atividades diferenciadas na sede do Grupo Bem Viver. Uma delas é a oficina de artesanato.

As aulas ministradas por voluntárias ensinam gratuitamente este mês aos idosos como produzir diferentes técnicas de pintura em peças em madeira e lata.

Sirlei Noveletto Ormeneze, de 69 anos diz que participar das oficinas de artesanato é uma terapia. “É ótimo estar aqui. Em casa fico fazendo crochê e mais crochê. Participando da oficina consigo sair da rotina para exercitar a minha cabeça”, disse a idosa.

Mais do que uma aula de lazer, a atividade pode se tornar uma fonte de renda. Este é o caso de Maria dos Santos Messias, de 65 anos, que presenteia os amigos com materiais confeccionados por ela. “Desde o ano passado participo das oficinas, já aprendi a fazer cachecol, que ficou lindo. É bom sair de casa para aprender coisas novas, principalmente porque é de graça. Faço peças para dar de presente aos meus amigos”, comentou.

Cada oficina tem duração de um mês e são desenvolvidas todas as quintas-feiras na sede do Grupo Bem Viver, no Jardim São Matheus. Durante o ano são desenvolvidas aproximadamente três oficinas de artesanato com diferentes temas.

Em maio já está prevista o desenvolvimento do tema arteterapia e em julho a oficina de culinária.

A secretária de Assistência Social, Claudinéia Vendemiatti Serafim, esteve na sede do grupo para acompanhar a oficina de artesanato e conversou com as participantes. “O desenvolvimento de oficinas é mais uma iniciativa da atual administração visando o reconhecimento das pessoas da terceira idade”, declarou a secretária.

Para participar das oficinas de artesanato é preciso participar do Grupo Bem Viver. A programação para a terceira idade inclui aulas, eventos esportivos e culturais como viagens, feira de variedades, festas temáticas, aulas de voleibol, hidroginástica, coreografia, alongamento e tai chi chuan.

Hoje o grupo conta com 700 idosos cadastrados. Para se inscrever é necessário ter mais de 60 anos e morar em Vinhedo.

Endereços

-Terceira Idade sede:

Rua Antônio Matheus Sobrinho, 125 – São Matheus – Tel. 3826-3734

– Terceira Idade Capela:

Rua José Ferragut, 31 – Jardim Bela Vista – Tel. 3886-5244

– Terceira Idade Três Irmãos:

Rua Jequitibá, 227 – Três Irmãos.