09 MAR 2011
Sábado tem mutirão para prevenção de câncer de mama e do colo do útero

A atual administração está empenhada em proporcionar melhorias no atendimento à saúde da mulher. Exemplo é a construção do CASM na Capela que será referência em atendimento a pacientes do sexo feminino

Será realizado neste sábado, dia 12, o primeiro mutirão de 2011 para prevenção de câncer de mama e do colo do útero em Vinhedo. O objetivo da Prefeitura em realizar a ação é aumentar o índice de mulheres que realizam o exame preventivo anualmente.

O mutirão irá ocorrer das 8h às 12h, em duas unidades de saúde, na Policlínica da Capela e no Centro Médico do Jardim São Matheus. Sem a necessidade de agendamento será feita avaliação clínica e se for preciso será feito exame de papanicolau e agendamento de mamografia.

Não há restrição de idade. Toda mulher que já teve atividade sexual deve submeter-se ao exame preventivo.

“A prevenção é necessária, principalmente em mulheres mais novas. Se o câncer for detectado precocemente, o tratamento é mais eficaz. A coleta do papanicolau deve ser realizada anualmente. Já a avaliação de nódulo mamário pode ser feita pela própria paciente, em casa, se receber a orientação correta do profissional de saúde sobre a palpação das mamas”, explicou a secretária de Saúde, Nadia Capovilla.

Outro mutirão para prevenção de câncer de mama e do colo do útero já foi agendado pela Prefeitura para o dia 26 de março, nos mesmo locais e horários.

Informações podem ser obtidas na Secretaria de Saúde pelo telefone 3826-7499.

Centro de Atenção à Saúde da Mulher

Está sendo construído o Centro de Atenção à Saúde da Mulher – CASM, na Capela, que irá proporcionar atendimento específico à mulher. O local será referência em atendimento a pacientes do sexo feminino. Estão sendo feitos os últimos acabamentos, com pintura interna e externa do prédio.

O CASM contará com recepção, sala de grupo, consultórios para atendimento psicológico e social, consultórios ginecológicos, sala de enfermagem, esterilização, arquivo, copa e área de serviço, um espaço específico para atender as mulheres. “Haverá em Vinhedo um atendimento mais humanizado. Será um local de acolhimento, destinado a atender com qualidade todas as necessidades das mulheres do nosso município, além de ações complementares planejadas como palestras e orientações. Tenho certeza de que esta é uma obra que irá beneficiar muito a nossa população”, esclareceu o prefeito Milton Serafim.

O prédio está localizado ao lado da Policlínica da Capela. Segundo a secretária de Saúde, Nadia Capovilla, a escolha do local para construção do prédio foi estratégica, por estar ao lado do PA – Pronto Atendimento da Policlínica da Capela que funciona 24 horas, com médicos clínico geral e pediatra de plantão. “O Centro de Atenção à Saúde da Mulher será um local especializado no acolhimento às mulheres, oferecendo atendimento médico, psicológico e social, em um ambiente especialmente criado para elas”, explicou a secretária de Saúde.

O CASM também irá acolher as mulheres vítimas de violência que necessitem de intervenção ginecológica e atenção social e psicológica.

Adolescentes e gestantes também terão atenção especial. As salas de orientações e grupo que serão implantadas no Centro irão permitir o desenvolvimento de atividades educativas como planejamento familiar, prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) e de gravidez, além de assistência pré-natal.

Com o funcionamento do Centro de Atenção à Saúde da Mulher, o atendimento ginecológico e obstétrico (hoje oferecidos na Policlínica da Capela) também passará a ser realizado no local, liberando espaço físico na unidade de saúde para ampliar o atendimento médico oferecido.

O local seguirá os conceitos de humanização e acolhimento propostos pela administração do prefeito Milton Serafim.

Em 2009, o prefeito também sancionou a lei 3.263/2009, que dispõe sobre a criação da Semana da Saúde da Mulher, com a finalidade de orientar, manter e garantir a saúde das mulheres, desde jovens até idosas, conforme as características específicas de cada idade. A Semana da Saúde da Mulher é celebrada na segunda semana de março de cada ano, considerando a proximidade com o Dia Internacional da Mulher.

Mutirão contra o câncer de mama e câncer do colo do útero

Dia:
12 e 26 de março

Locais:

Policlínica da Capela – Rua Juliana Von Zuben Degelo, 90, Capela

Centro Médico – Avenida Presidente Castelo Branco, 1.375, Jardim São Matheus

Não há necessidade de agendamento