03 MAR 2011
Vinhedo não está no mapa da violência do Ministério da Justiça

A cidade de Vinhedo não está na lista das cidades violentas do Brasil. É o que aponta o “Mapa da Violência 2011”, que faz um diagnóstico de como a violência tem levado a morte de vários brasileiros, especialmente nos grandes centros urbanos e no interior. A publicação foi elaborada pelo Instituto Sangari, em parceria com o Ministério da Justiça.

Os trabalhos do mapa foram coordenados pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz e o estudo tem como fonte os dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde. O município não aparece na lista, mas há cidades que apresentaram crescimento no número de mortes de jovens por homicídio, acidentes de trânsito e suicídio.

De acordo com o prefeito Milton Serafim, os constantes investimentos realizados pela Prefeitura na área da segurança contribuem para os resultados positivos conquistados pela cidade. Além da contratação de novos guardas e da criação de uma base avançada no bairro Capela, o prefeito relembrou que a atual gestão incentiva a capacitação constante da equipe que integra a Guarda Civil Municipal de Vinhedo, com o objetivo de melhorar os serviços prestados aos munícipes.

A prefeitura também investiu no último ano na compra de equipamentos que colaboram à segurança, como as novas viaturas utilizadas pelo patrulhamento preventivo. “A segurança é uma de nossas principais preocupações e, por isso, vamos combater com efetividade as atividades que estimulam a criminalidade local. Com a ajuda da Guarda continuaremos a realizar ações diárias e preventivas em todos os pontos do município para reduzir os números de ocorrências, sempre em cooperação com as equipes das Polícias Militar e Civil”, ressaltou o prefeito.

O secretário de Transportes e Segurança, Toninho Falsarella, ainda enfatizou que os trabalhos realizados pela corporação inibem efetivamente as situações que colocam em risco o bem-estar dos moradores de Vinhedo, principalmente nos pontos de vulnerabilidade social. “Atualmente, nossa equipe é formada por mais de cem guardas, efetivo superior a de outros órgãos de segurança da cidade. Também é importante relembrar que nossa corporação acabou de completar 30 anos de trabalho, realizando-o com muita dedicação e qualidade”, disse.

Em abril, a Prefeitura adotará um novo sistema de segurança, com o objetivo de ajudar na prevenção de ocorrências na cidade. Ao contrário dos sistemas convencionais, que são acoplados às câmeras de monitoramento e registram apenas a passagem dos veículos, este novo software faz pesquisas mais aprofundadas e analisa, por exemplo, o cenário de furtos e roubos no município, permitindo averiguar características comuns registradas nos dias e nas regiões dos crimes.

Segurança em números

De acordo com a Guarda Civil Municipal de Vinhedo, a corporação atende em média 2,1 mil ocorrências por mês, já incluso neste número as atividades preventivas junto à comunidade. Deste total, cerca de 9% referem-se a ações de repreensão de atividades ilícitas ou que coloquem os cidadãos em situação de risco e aproximadamente 25% são de auxílio ao público e aos demais órgãos de segurança ou municipais. Além disso, aproximadamente 66% são de ocorrências relacionadas a serviços preventivos. As estimativas percentuais foram calculadas com base nos meses de setembro a dezembro de 2010.

Em dezembro do último ano e janeiro de 2011, a corporação realizou várias operações que resultaram em apreensões e no combate ao tráfico de drogas e ao porte de entorpecentes. Somente as atividades preventivas e junto à comunidade somam mais de 1,3 mil ações realizadas neste período.