03 MAR 2011
Prefeitura inicia a ampliação da sede da Corporação Musical de Vinhedo

A Prefeitura de Vinhedo está ampliando a sede da Corporação Musical, na Rua Páscoa Zanetti Trevisan, 291, no Jardim Itália. A casa será ampliada lateralmente, a varanda está sendo demolida e duas salas serão construídas no seu espaço. A parte interna receberá um novo piso, forro, novas instalações elétricas e hidráulicas e uma nova distribuição para atender às necessidades da Corporação. Um terceiro banheiro, específico para deficientes físicos, também será construído na sede.

Até mesmo as paredes estão sendo alvo de uma atenção especial e terão um formato abaulado ao invés da convencional quina, para propagar melhor o som no local.

Os novos espaços criados internamente serão para guardar instrumentos, para ensaios (sala grande) e uma sala para depósito.

“A Prefeitura está cumprindo o que prometeu na solenidade dos 30 anos da Corporação. Fizemos projeto e o resultado aí está”, declara o Prefeito Milton Serafim.

Para o Secretário de Cultura e Turismo, Paulo Mattos, o novo prédio vai estruturar melhor as atividades da Corporação: “É uma reforma sob medida, onde haverá espaço para ensaios de todos os músicos, apresentações, guardar adequadamente os instrumentos e espaço para um pequeno museu”, afirma.

No futuro a idéia é que o espaço se transforme em um Conservatório de Música para a especialização de alunos que se destacam no Projeto Guri ou nas aulas das oficinas culturais. Um passo seguinte é a criação da Orquestra Sinfônica de Vinhedo.

Para o regente e diretor artístico da Corporação, Gesse Araujo, a obra chega exatamente na fase de transição, uma espécie de segunda fase no processo de formação e capacitação dos músicos, ampliando a atividade para banda, e orquestra com treinamento individual, preparando o músico para o futuro.

A Corporação Musical tem 42 componentes, entre músicos, estagiários e treineiros e reúne basicamente instrumentos de sopro (flauta, trombone, tuba, saxofone, clarinete) e percussão. Em 2007 adicionou a Orquestra Intermezzo Pop, que acrescenta instrumentos de corda, guitarra e também um cantor. Recentemente, quem esteve na Festa da Uva pode ouvir várias apresentações da Corporação Musical de Vinhedo. A ampliação da sede da Corporação deve ficar pronta no meio do ano.