03 MAR 2011
Vinhedo teve o melhor janeiro dos últimos 7 anos na criação de empregos

De acordo com os dados do Caged/MTE (Cadastro geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego), o mês de janeiro passado foi o mais positivo para Vinhedo nos últimos sete anos. Houve nesse mês a criação de 191 postos de trabalho, superando em 32 vagas, ou 20%, o volume de empregos criados no mesmo mês do ano passado.

Essas 191 novas vagas foram distribuídas da seguinte maneira: 46 no comércio, 51 em serviços, 66 em serviços de utilidade pública, 25 em construção civil, 3 na indústria de transformação,3 na agropecuária e menos 3 na administração pública municipal.

Um detalhe interessante desses números do Caged está nas 46 vagas criadas no comércio em janeiro, um mês onde normalmente não há acréscimo desse tipo de vaga, e também na criação de 25 novos postos de trabalho na área de construção civil. Esse último dado é importante quando comparado com as 27 vagas criadas por esse segmento em todo o ano de 2010, o que sinaliza o crescimento da atividade no município.

Na comparação do número de empregos em relação a população, Vinhedo ocupa a terceira colocação na RMC. Para seus 63.685 habitantes, o número de empregos por mil habitantes em dezembro de 2010 era de 492, contra 339 em Campinas, 311 em toda a RMC, 278 no Estado de São Paulo e 186 no Brasil.

No item crescimento dos empregos formais na RMC, em 2010, os informes obtidos junto ao Ministério do Trabalho e Emprego posicionam Vinhedo em 3º lugar com a variação relativa de 9,32%.