03 MAR 2011
Educadores da rede municipal de ensino recebem capacitação por meio do projeto Educanvisa

Qualificação faz parte do programa de formação continuada de professores, promovido pela Prefeitura

Mais de 80 educadores da rede municipal de ensino participaram nesta quarta-feira, 2 de março, de uma capacitação por meio do projeto Educanvisa, promovido pela Prefeitura em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O objetivo do curso é qualificar os professores das escolas municipais para que disseminem entre seus alunos – e, consequentemente, aos seus pais e à comunidade – conceitos básicos de saúde e os riscos relacionados ao consumo de medicamento e de alimentos industrializados.

Desenvolvido em Vinhedo desde 2009 em parceria com a vigilância sanitária, o curso abordou neste módulo o uso racional de medicamentos, para que os professores possam orientar seus estudantes em relação aos problemas que a automedicação pode ocasionar à saúde. “O processo de educação dos alunos não deve ficar restrito às disciplinas escolares, mas deve englobar temas que ajudem na formação de cidadãos conscientes de seus hábitos e atitudes. Este projeto ainda nos ajuda a divulgar a relevância dos serviços prestados pelos órgãos municipais de saúde, como os trabalhos realizados pela vigilância sanitária”, comentou o prefeito Milton Serafim.

O vice-prefeito e secretário de Educação, Jaime Cruz, também ressaltou que iniciativas como a do projeto Educanvisa ajudam a transformar os estudantes em agentes multiplicadores, contribuindo à construção de uma cidade cada vez melhor. “Os alunos praticam os ensinamentos aprendidos em sala de aula e passam orientar seus pais e amigos sobre os problemas relacionados a diversas práticas. Por isso, realizamos inúmeros esforços e investimentos na formação continuada de nossos educadores, que transmitem aos seus estudantes conceitos relevantes à vida toda”, disse.

Investimentos na educação

Além preservar a formação continuada dos educadores, a Prefeitura realiza uma série de investimentos na área educacional, para oferecer aos alunos da rede pública ensino de qualidade e estrutura adequada ao estudo. Entre algumas ações estão as reformas, as ampliações e a construção de novas unidades escolares e também as recentes parcerias que enfocam a parte pedagógica, como a celebração de convênio com a Fundação Volkswagen, para oferta dos projetos “Brincar” e “Entre na Roda”; e com o Governo Estadual, por meio da disponibilização dos programas “São Paulo faz Escola” e “Ler e Escrever”.