02 MAR 2011
Cerca de 50 crianças da rede municipal são atendidas pelo Colégio Novo Anglo

Parceria inédita com a iniciativa privada ajuda a diminuir a lista de espera nas creches

Para atender com mais rapidez e ampliar o número de vagas oferecidas às crianças entre quatro meses a dois anos e 11 meses, a Prefeitura firmou um convênio inédito com a rede de educação particular, por meio do Colégio Novo Anglo de Vinhedo, localizado na Rua Benedito Storani. Desde o início de fevereiro, a escola atende cerca de 50 crianças da rede municipal, de 18 meses a dois anos e 11 meses.

O prefeito Milton Serafim fez questão de ressaltar que os alunos atendidos pelo colégio contam com a mesma qualidade de ensino oferecida nas demais unidades escolares municipais, sendo que a Prefeitura fornece para os estudantes o material didático, o uniforme e a alimentação. “A celebração do convênio com o Colégio Novo Anglo faz parte de uma série de medidas adotadas pela atual gestão para atender com mais agilidade as crianças que aguardam uma vaga nas creches”, comentou.

Além da parceria com o colégio, o vice-prefeito e secretário da Educação, Jaime Cruz, explicou que a Prefeitura também realiza visitas mensais nas escolas de educação infantil, com o objetivo de levantar o número de desistências ou transferências e encaminhar os inscritos para as novas vagas. Somente de fevereiro de 2009 até fevereiro deste ano, mais de mil crianças foram atendidas.

O trabalho da Prefeitura para aumentar o número de vagas nas creches não termina por aí. Várias unidades de educação infantil passam atualmente por reestruturação ou ampliação, como é o caso dos Centros de Educação Infantil (CEI) Visconde de Sabugosa, no Jardim Von Zubem; Chapeuzinho Vermelho, no Jardim São Matheus; e Pequeno Polegar, na Vila João XXIII. No CEI Turma da Mônica, no Jardim São Thomé, a previsão é que as construções iniciem em breve.

A Capela também será beneficiada e ganhará uma nova creche, que atenderá cerca de 40 crianças de quatro meses a dois anos e 11 meses de idade. No momento, a Prefeitura realiza a reforma dos sanitários e a instalação de lavatórios e bancadas apropriadas aos pequenos. A unidade receberá pintura assim que os trabalhos em andamento forem finalizados e a previsão de término é abril.

Referência

Por promover ações pioneiras na área de educação, a Prefeitura de Vinhedo recebeu em fevereiro a visita de uma comissão da Secretaria de Educação de Jundiaí. Nesta oportunidade, os visitantes puderam conhecer como foi realizado o convênio com a rede privada para diminuir a lista de espera das creches. A comissão ainda pôde saber mais sobre as iniciativas da atual gestão para melhoria do ensino na rede municipal. A Secretaria da Educação de Itupeva virá ao município em breve para obter estas mesmas informações.