02 MAR 2011
Biblioteca móvel visitará Vinhedo neste mês

Alunos da rede municipal visitarão o ônibus, que também ficará aberto à comunidade

De 14 de março a 2 de abril Vinhedo receberá uma ilustre visita: a Biblioteca Móvel Itapemirim, que percorrerá três diferentes pontos da cidade com o objetivo de disseminar o hábito da leitura e o conhecimento literário entre crianças, jovens e adultos. A biblioteca itinerante foi estruturada em um ônibus adaptado e ficará aberta para visitação dos alunos da rede municipal de ensino e da comunidade de segunda a sábado, das 9h30 às 17 horas (veja o itinerário abaixo).

Equipado com telão, computadores, TV, vídeo, sofá e áreas externas de atendimento, o ônibus tem acervo composto por mais de três mil títulos de diversas áreas de interesse. Além de funcionar como uma biblioteca, o local serve como uma espécie de centro cultural, no qual é possível fazer empréstimo de livros para leitura no próprio ônibus, realizar rodas de leitura, oficinas lúdicas, jogos interativos, projeção de filmes e muitas outras atividades.

Para o prefeito Milton Serafim, a iniciativa da Prefeitura em trazer o ônibus-biblioteca à cidade ressalta que a atual gestão preza em oferecer opções que despertem entre as pessoas a constante busca pelo conhecimento e cultura. “Já realizamos diversas ações que enriquecem a vivência de todos os cidadãos, seja nas escolas ou por meio de atividades culturais gratuitas. Com certeza, a visita da biblioteca móvel somará às demais iniciativas municipais e será de grande valia para todos os vinhedenses”, disse.

De acordo com o vice-prefeito e secretário da Educação, Jaime Cruz, esta parceria com o grupo Itapemirim – que promove o projeto da biblioteca móvel – ajudará a mostrar, sobretudo para as crianças, a importância que a leitura tem e como ela pode ser divertida. “Sabemos que a leitura é parte fundamental do processo de alfabetização e norteia todo o desenvolvimento pedagógico do estudante, desde o momento no qual ele aprende as primeiras letras. A visita do ônibus-biblioteca contribuirá de forma muito positiva na divulgação deste hábito entre os alunos da rede”, comentou.

A biblioteca móvel contará com monitores treinados para acompanhar e orientar os visitantes. Os alunos da rede municipal de ensino ainda terão o acompanhamento dos educadores. O patrulhamento do ônibus será feito pela Guarda Municipal de Vinhedo.

Parcerias

O estímulo à leitura e à formação de escritores competentes tem sido tema de recentes parcerias na área educacional. Somente em fevereiro, a Prefeitura assinou dois novos convênios: o “São Paulo faz Escola”, do Governo Federal, que passará a ser disponibilizado para 3,1 mil alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental a partir deste semestre; e o “Entre na Roda”, da Fundação Volkswagen, que terá a Escola Municipal (EM) Dom Mathias como escola-piloto. A ideia é estendê-lo para as outras unidades de ensino fundamental no próximo ano, sendo que o programa também atenderá os alunos da educação infantil.

Além deste projeto, a Prefeitura continuará a disponibilizar aos estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental o programa “Ler e Escrever”, também do Governo Estadual. Incluído na grade escolar municipal em 2010, o projeto beneficiará neste ano mais de 3,7 mil estudantes.

Veja abaixo o itinerário da Biblioteca Móvel Itapemirim:

De 14 a 19 de março: Praça da Bíblia, na Capela.

De 21 a 26 de março: Praça Sant’Anna, no Centro.

De 28 de março a 2 de abril: Praça Padre Manuel da Nobrega, na Vila João XXIII.

Para mais informações sobre a Biblioteca Móvel Itapemirim,clique aqui.