01 MAR 2011
Fundação Volkswagen confirma continuidade do projeto ?Brincar? nas escolas municipais de educação infantil

Parceria com a Prefeitura tem originado bons resultados e fortalece qualidade do ensino municipal

A Prefeitura de Vinhedo confirmou a continuidade do projeto “Brincar” para aproximadamente 2,3 mil alunos da educação infantil da rede municipal de ensino. Oferecido desde 2010, por meio de parceria com a Fundação Volkswagen, o projeto incentiva atividades que resgatam o desenvolvimento de brincadeiras e jogos da cultura brasileira, ajudando a estimular algo indispensável ao desenvolvimento infantil: o hábito de brincar.

De acordo com o prefeito Milton Serafim, a Prefeitura sempre vai firmar parcerias que contribuem ao crescimento humano e pedagógico dos alunos. "A educação é a peça-chave para o desenvolvimento pleno de nossas crianças e, por isso, continuaremos a firmar parcerias que colaborem às práticas pedagógicas, seja por meio do poder público ou da iniciativa privada. Com o ‘Brincar’, os pequenos certamente vão se divertir muito e aprender ao mesmo tempo”, disse.

Segundo o vice-prefeito e secretário da Educação, Jaime Cruz, o projeto será acompanhado pela Prefeitura e pela Fundação, para que seja bem aproveitado nas escolas da rede. “Os educadores continuarão a ter todo o respaldo necessário e passarão por treinamentos mensais, da mesma forma realizada no último ano. Serão importantes multiplicadores no resgate de brincadeiras da cultura popular entre os alunos e contribuirão efetivamente para a melhoria constante da qualidade do ensino municipal”, declarou.

Para Conceição Mirandola, diretora de Relações Institucionais da Fundação Volkswagen, a cidade é uma grande parceira na promoção de propostas que contribuem à capacitação de estudantes e professores. “Os resultados obtidos em 2010 foram muito positivos e a nossa intenção é dar continuidade às propostas desenvolvidas junto à Prefeitura de Vinhedo, até que se tornem parte da política pública. Esta continuidade é uma grande conquista para todos nós", comentou.

O município foi escolhido para receber o projeto “Brincar” após uma visita realizada em 2009, na qual a Fundação pôde averiguar a estrutura do ensino municipal e verificar se havia interesse por parte da cidade em oferecer o programa. A instituição ainda desenvolve em parceria com a Prefeitura o projeto “Entre na Roda”, que terá a Escola Municipal (EM) Dom Mathias como escola-piloto das práticas do ensino fundamental. A intenção é estendê-lo a todas as outras unidades escolares no próximo ano.

Os centros de educação infantil também terão o “Entre na Roda” adaptado especialmente para este público. O intuito do programa é capacitar os alunos para que sejam ávidos leitores e, consequentemente, aperfeiçoar as capacidades de escrita e leitura dos estudantes.