24 FEV 2011
Festa da Uva e do Vinho de Vinhedo superam todas as expectativas

Os números divulgados pela Prefeitura de Vinhedo nesta quinta-feira (24) revelam que a 50ª edição da Festa da Uva e 2ª do Vinho superaram todas as previsões.

O público que visitou a histórica 50ª edição da Festa da Uva alcançou 439.193 pessoas, contra 360 mil do ano passado, o que representa um crescimento de público de mais de 22%. Por final de semana, a Festa da Uva registrou os seguintes números: 106.321 pessoas no primeiro final de semana (5 e 6/2); 151.006 no segundo final de semana (10 a 13) e 181.556 no último final de semana (18 a 20 de fevereiro). Os dias de maior público foram dia 6, quando do show da dupla Victor e Leo, e dia 20, no encerramento, com show do Roupa Nova, quando aproximadamente 70 mil pessoas passaram pelas catracas em cada um desses dias.

A venda de frutas de 90 toneladas no ano passado também foi superada este ano. Foram vendidas 133.5 toneladas, um crescimento de quase 50%. Por final de semana, as vendas foram assim:

Dias 5 e 6 de fevereiro: 18 toneladas de uva Niágara, 6 toneladas de figo, 7,5 toneladas de goiaba e 4,5 de outras frutas. Nos período de 10 a 13 de fevereiro foram vendidas 13 toneladas de uva Niágara, 10 toneladas de uvas finas, 7,5 toneladas de figo, 6,5 toneladas de goiaba e 5 toneladas de diversas frutas. No último final de semana, de 18 a 20, foram comercializadas: 15,5 toneladas de uva Niágara, 12,5 toneladas de uvas finas, 9,5 toneladas de figo, 9 toneladas de goiaba e 9,5 de frutas diversas.

A venda de vinho também superou a meta de 15% prevista inicialmente e atingiu um crescimento de 47%. Foram vendidas este ano 9.500 garrafas de vinho e 8.200 garrafas de suco de uva, totalizando 17.700 garrafas, contra 12 mil garrafas em 2010.

A Festa recebeu 296 ônibus de turistas, com 9.549 pessoas, sendo 3.571 do interior de São Paulo, 4.571 da capital e 1.407 de outros estados, no caso Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina.

Nos dois tradicionais eventos da Festa da Uva e do Vnho, que são o desfile de Cavaleiros e Passeio de Motos, os números também foram expressivos. Participaram do Desfile de Cavaleiros 75 comitivas, incluindo a Cavalaria da Polícia Militar de São Paulo, e 980 cavaleiros. No Passeio de Moto 600 motociclistas participaram do evento.

Para o Prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, a edição histórica da Festa da Uva e 2ª do Vinho foram como ele esperava: “Disse no meu discurso na abertura da Festa que faríamos uma das melhores festas que a cidade já tinha visto e isso de fato ocorreu”, afirmou.

Para o Secretário de Cultura e Turismo, Paulo Mattos, a festa realmente superou todas as expectativas. “A Festa da Uva cresce ano após ano e a do vinho está se consolidando. A presença do Governador e demais autoridades deu o prestígio que a nossa festa merece e o turismo ganha em toda a região”, disse.

O Secretário lembrou ainda que este ano a Festa teve um palco exclusivo para atrações culturais dos alunos das oficinas culturais da cidade.