24 FEV 2011
Patrulhamento comunitário é responsável por 70% das ações preventivas da Guarda Municipal de Vinhedo

Interação entre a população e a Guarda tem se mostrado essencial no combate à criminalidade

A prevenção sempre foi considerada uma das melhores alternativas para evitar problemas. Na área da segurança, a história não poderia ser diferente. Sabendo disso, a Guarda Municipal de Vinhedo realiza diariamente ações que visam inibir a atuação de criminosos e de atividades ilegais no município.

Neste cenário, o patrulhamento comunitário tem sido bastante utilizado na prevenção de ocorrências, principalmente por permitir a análise e o conhecimento prévio dos locais e das situações que podem gerar risco à população. “É por meio do patrulhamento comunitário que realizamos cerca de 70% das ações preventivas na cidade. Com a ajuda da população, esta ação da Guarda só tende a crescer e a colaborar ainda mais com a qualidade de vida dos munícipes”, disse o prefeito Milton Serafim.

A comunidade também exerce forte influência nestes percentuais, uma vez que é com a ajuda dela que são identificadas as fontes dos principais problemas. Segundo o secretário de Transportes e Segurança, Toninho Falsarella, o cidadão deve acionar as forças de segurança do município sempre que precisar, seja por meio da central de atendimento telefônico ou nos pontos de parada da Guarda, em diversos locais da cidade. “Esta interação com a população é fundamental na prevenção e no combate de atividades ilícitas ou nas que afetem sua integridade, pois com o auxílio dela conseguimos verificar com mais rapidez quais situações estão prejudicando seu bem-estar”, comentou.

Para realizar o patrulhamento comunitário, os guardas municipais passam por constantes capacitações – inclusive para uso de armamento específico – e contam com viaturas equipadas com rádios transmissores, sirene e giroflex. De acordo com o prefeito, estes investimentos preparam ainda mais a corporação para que continue a agir com qualidade em diversas situações. “Não é a toa que nossos guardas são considerados referência e já ministraram até cursos sobre este e outros assuntos para diversas cidades da região”, falou.

Monitoramento permanente

As rondas ostensiva e intensiva são outras grandes aliadas na prevenção e no apoio de situações nas quais haja maior gravidade, sempre prestando apoio às Polícias Militar e Civil. Presente em pontos estratégicos, também realiza trabalhos pontuais na área bancária e comercial nas épocas de pagamento, quando há maior circulação de dinheiro e possibilidade de assaltos. Nestes casos, conta com o apoio do Canil Municipal e do Grupo de Ações Motociclísticas, que realizam o patrulhamento em locais nos quais haja grande aglomeração de pessoas ou dificuldade à circulação de veículos, respectivamente.

A atual gestão ainda investiu em um novo sistema de segurança – que será adotado em toda a cidade até abril – para ajudar no monitoramento e no entendimento do cenário de furtos e roubos do município. O equipamento permite fazer buscas minuciosas e avisa a Central de Inteligência da Guarda Civil sempre que um veículo pesquisado passar pelos pontos nos quais haja uma câmera ligada ao software, para que seja feita a verificação do suspeito.