06 FEV 2011
Novo Sistema de Segurança de Vinhedo é conhecido pelo Governador

Durante a visita à 50ª Festa da Uva de Vinhedo e 2ª Festa do Vinho, no último sábado, dia 5, o prefeito Milton Serafim apresentou ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o novo sistema de segurança com câmeras de monitoramento instaladas nas principais entradas do município para prevenir furtos e roubos de veículos. "Certamente este novo sistema vai tornar a cidade mais segura e deve diminuir principalmente o número de roubos de veículos no município", declarou o governador, destacando que Vinhedo é uma das cidades mais seguras do país.

Em 2010 foram registrados no Brasil 25 homicídios a cada 100 mil habitantes, no estado a média é de 2,4 enquanto que em Vinhedo a taxa é de 1,6 homicídios a cada 100 mil habitantes, o menor registro dos últimos 12 anos.

O sistema começou a funcionar na festa, quando aumenta significativamente a circulação de veículos no município.

A grande diferença do novo software é que ao contrário dos equipamentos acoplados às câmeras que apenas registram a passagem dos veículos, esse software inteligente pode fazer uma ampla pesquisa por diversos critérios. Ele pode, por exemplo, analisar o cenário de furtos e roubos e verificar o que existia em comum naqueles dias na região, se um determinado veículo estava sempre por perto e assim por diante. Além disso, o equipamento pode fazer pesquisas ainda mais minuciosas como buscar um carro por cor, com um determinado adesivo, frase no vidro ou números finais de placa que passaram em um determinado local onde o sistema esteja operando. Se for o caso, os veículos pesquisados entram no rol dos suspeitos e sempre que passarem nos pontos onde tem a câmera ligada ao software o sistema emitirá um som na Central de Inteligência da Guarda Civil de Vinhedo que poderá acionar também a Polícia Civil e a Militar.

Uma base avançada da GCM está montada dentro do recinto da festa para prestar atendimento à população e para fazer o monitoramento externo destes pontos.