01 FEV 2011
Prefeitura intensifica ação de combate à dengue na região Central

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica esta semana as ações de combate à dengue na região Central do município. Na semana passada foi confirmado um caso de dengue de um morador de Louveira que trabalha em Vinhedo.

Como precaução, agentes de saúde de Vinhedo percorrem as ruas localizadas próximo ao local de trabalho do paciente. A operação de bloqueio de foco foi desencadeada a partir da notificação de suspeita, com a visita nos imóveis localizados no raio de 500 metros da área. Durante a visita os agentes de saúde também reforçam a orientação sobre eliminação de possíveis criadouros e os sintomas da doença.

O morador da região Central, Luiz Antonio da Conceição, recebeu informações dos agentes de saúde. “O povo precisa de orientação, precisa saber dos problemas causados principalmente por jogar sujeiras nas vias públicas. Acho muito importante este trabalho de conscientização junto à população”, comentou.

Desde o início do ano, em decorrência das chuvas que ocorrem nesta época do ano, a Prefeitura de Vinhedo tem intensificado as visitas em residências e estabelecimentos comerciais com objetivo de combater a dengue.

A temperatura alta e a água acumulada são dois fatores que contribuem para a procriação da larva do mosquito transmissor da doença. Por isso, a Prefeitura solicita a contribuição dos moradores para que estejam atentos para evitar água parada, já que a doença é considerada um dos principais problemas de saúde pública em todo o país. “Prevenir a dengue já virou questão de cidadania. As pessoas têm que pensar na dengue dentro de suas casas. São hábitos diários, ações simples, que fazem uma grande diferença, como limpar calhas e piscinas, guardar garrafas de cabeça para baixo, limpar a cada seis meses a caixa d´água que deve ficar vedada, cobrir pneus e dispor corretamente o lixo jogando-o em lugares apropriados. A responsabilidade da dengue é em cada um de nós”, comentou a secretária de Saúde, Nadia Capovilla.

Ações

Em 2010, devido às diversas atividades realizadas pela Prefeitura e com ajuda da população, o município conseguiu um expressivo resultado, registrando o menor índice de presença de larvas do mosquito Aedes Aegypti dos últimos anos.

O Índice de Breteau, que define a quantidade de larvas em fase de desenvolvimento encontradas em áreas visitadas, diminuiu de 3 pontos em 2009 para 0,6 em 2010. A OMS – Organização Mundial de Saúde – preconiza que o Índice de Breteau inferior a 1 é considerado favorável por apresentar menores riscos da doença.

Segundo o prefeito Milton Serafim, o resultado da avaliação do Índice de Breteau é muito importante para o direcionamento de ações educativas e operações de campo dos agentes de saúde no combate à doença. “Os resultados trazem informações dos pontos de maior concentração de larvas e quais os recipientes de procriação preferidos. Com base nessas informações, direcionamos e concentramos as ações de combate e controle do mosquito transmissor da dengue. Sem a contribuição da população a Prefeitura não consegue agir de forma eficaz no combate à dengue”, explicou o prefeito Milton Serafim. Para fazer a avaliação do Índice de Breteau, a cidade é dividida em seis áreas, resultando daí o índice médio da cidade por amostragem em todas as áreas de Vinhedo.

Diversas ações e campanhas realizadas pela Prefeitura foram responsáveis pela queda no Índice de Breteau. Mais de 30 mil imóveis foram visitados pelos agentes de saúde. Muitos imóveis estavam fechados.

Também foram desenvolvidas palestras em escolas e empresas da cidade para alertar estudantes e funcionários sobre a importância de eliminar possíveis criadouros da dengue.

A capacitação de profissionais de saúde da Rede Municipal de Saúde também foi extremamente importante para diagnóstico da doença. “A dengue não tem fronteiras e está ocorrendo em todos os lugares do país, por isso é importante sempre capacitarmos nossos profissionais de saúde para que façam o diagnóstico precoce da doença”, declarou a secretária de Saúde.

A Prefeitura também realizou uma campanha para recolher recipientes que acumulam água como pneus, garrafas e latas de recipientes de terrenos baldios, casas abandonadas e em construção.

A Campanha Jogue Limpo com Vinhedo, lançada em junho de 2010, foi outro fator fundamental para diminuir o Índice de Breteau. Durante a passagem da campanha pelos bairros foi feito um grande mutirão de limpeza com varrição de ruas, instalação de novas placas indicando que é proibido jogar lixo e entulho em terrenos baldios, entrega de folhetos informativos do meio ambiente e da saúde, levando às residenciais informações sobre o combate à dengue, além da operação cata-bagulho que fez o recolhimento de materiais não utilizáveis.

Todas estas ações já estão programa para serem desenvolvidas durante todo este ano.

Ações permanentes

As ações de combate à dengue são permanentes no município. A visita dos agentes de campo nas residências de Vinhedo ocorre pelo menos duas vezes ao ano, com entrega de folhetos informativos.

A Secretaria de Saúde intensifica o trabalho em pontos estratégicos da cidade com visitas a cada 15 dias em locais onde existe grande quantidade de água acumulada e possíveis criadouros, como cemitérios, borracharias e ferros-velhos. Também são feitas visitas em imóveis considerados especiais, como empresas, hospitais e alguns prédios públicos.

A população pode denunciar a presença ou mesmo a suspeita de criadouros de larvas do mosquito transmissor da dengue no Setor de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde pelo telefone 3826-7487. Já informações sobre a doença podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica, pelo telefone 3876-6777.

O cidadão que apresentar algum sintoma como febre alta, dor pelo corpo e vermelhidão deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima.