01 FEV 2011
Prefeitura adquire novas máquinas e reduz tempo de espera dos resultados de exames laboratoriais

Desde o início do ano os usuários da Rede Municipal de Saúde estão recebendo com mais agilidade os resultados de exames laboratoriais. Isso porque a Prefeitura de Vinhedo adquiriu, por meio de locação, três novas máquinas que estão proporcionando agilidade no diagnóstico e precisão nos resultados.

Agora, o resultado dos exames fica pronto em 7 dias. No passado, o paciente precisava esperar o resultado em média 20 dias. “O mais importante é que as pessoas que utilizam os serviços oferecidos pela Rede Municipal de Saúde serão beneficiadas com a agilidade dos resultados”, comentou o prefeito Milton Serafim. Por serem aparelhos automatizados, os funcionários não manuseiam as amostras de sangue, diminuindo os riscos de acidentes de trabalho, segundo explicou a secretária de Saúde, Nadia Capovilla.

Com os novos equipamentos, a Prefeitura consegue realizar no próprio laboratório municipal, localizado dentro do Centro Médico do Jardim São Matheus, exames que antes eram terceirizados, como exames de bioquímica (exames de sangue, glicose, colesterol, triglicérides, acido úrico, etc) e de hormônios e imunologia (hepatites, exames de pré-natal, exames de tireóide, etc) e PSA, que previne o câncer de próstata.

Cerca de 80 exames de HIV são realizados mensalmente no município. Exames de hepatite B e C somam, em média, 220 no mês, exames hormonais são mais de 400 e PSA aproximadamente 110 por mês.

O prefeito Milton Serafim destacou que, além de oferecer especialidades médicas e medicamentos gratuitos à população, a Prefeitura investe em modernização, com a aquisição de novos equipamentos, que proporcionam mais precisão nos resultados. “Também investimos na construção de novos prédios para proporcionar melhor atendimento aos usuários da Rede Municipal de Saúde, como o Centro de Atenção à Saúde da Mulher, um local que está sendo construído ao lado da Policlínica da Capela e será referência em atendimento à pacientes do sexo feminino”, destacou o prefeito Milton Serafim.