22 OUT 2010
Abertura do 2o Encontro das Artes reúne grande público no Centro Cultural

Prefeito Milton Serafim e a primeira-dama marcaram presença na abertura oficial; público pode visitar a exposição a partir desta sexta ( 22)

O artista Jaderson Neves, 18 anos, mora na Capela e mostra satisfeito os mangás que escolheu especialmente para expor no 2º Encontro das Artes, uma realização da Prefeitura de Vinhedo por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, só para os artistas de Vinhedo. Jaderson é um dos mais de 3mil alunos das oficinas culturais, cursos gratuitos de artes oferecidos pela Prefeitura. “Faço aulas no Centro Cultural do meu bairro desde 2008 e estou muito satisfeito com a qualidade do curso. Este evento é uma excelente oportunidade para os artistas da cidade trocarem experiência. Fiquei encantando com algumas obras e espero um dia conseguir fazer trabalhos com a qualidade de muitos que puder ver”, afirmou o artista.

A abertura oficial do evento foi realizada nesta quinta-feira (21) no Centro Cultural Engº Guerino Mário Pescarini e contou com a presença de um grande público entre artistas e a população em geral. O prefeito Milton Serafim, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Neusa Serafim, o secretário de Cultura e Turismo, Paulo Mattos, o secretário de Governo, José Luis Bernegossi e o chefe de Gabinete, Mario Pazinatto, além da diretora de Educação, Marilene Pisoni Mayr e demais autoridades da cidade.

Mais de 200 obras de 86 artistas de Vinhedo nas modalidades de pintura, escultura, fotografia, desenho, gravura, instalação e performance fazem parte desta mostra.

“Estou extremamente feliz com a grande participação da comunidade vinhedense neste evento. Nossa administração trabalha pelo povo vinhedense no sentido de incentivar a cultura no nosso município, e esse envolvimento demonstra que estamos no caminho certo. Através das oficinas desenvolvemos e conhecemos muitos talentos de pessoas que fazem parte da nossa cidade e merecem ser valorizadas. Além de termos esse belo trabalho no centro, estamos desenvolvendo o espaço na Capela e construindo uma unidade na Vila João XXIII para atender mais pessoas. Tenho certeza que somando o talento de todos você chegaremos a um valor imenso. Espero que a inteligência e talento de vocês perdure e cresça cada vez mais para termos o privilégio de pode apreciar as suas obras. Contem com nosso apoio!”, destacou o prefeito.

O secretário de Cultura e Turismo, Paulo Mattos, agradeceu aos artistas e deu as boas vindas a todos. “É muito bom ter aqui obras de artistas de todas as partes da cidade e também das nossas oficinas culturais”, afirmou.

Aluna das oficinas culturais há 4 anos, a artista Susana Aparecida Godoy Martins, tem três pinturas em óleo sobre tela expostas no evento, e gostou muito de participar. “É importante que as pessoas vejam e opinem sobre o trabalho de artistas e também é essencial que a gente conheça outros trabalhos para aprimorar e ter idéias novas para os nossos próprios. Sempre pintei, mas não sabia nenhuma técnica. Aprendi tudo aqui nas aulas”, contou.

A lista completa de artistas participantes está no site da Prefeitura de Vinhedo www.vinhedo.sp.gov.br, na seção ‘documentos’.

Além da abertura da exposição, o evento contou com uma apresentação do Coral Municipal ‘Nota na goela’, sob a regência da professora Dinamar Depret, e dos alunos de diversos cursos das oficinas culturais como dança do ventre, capoeira, dança de salão, ballet entre outros. As matrículas para o ano de 2011 dos cursos das oficinas culturais serão abertas no mês de dezembro. Mais informações pelo telefone 3876-1333.

Exposição

A mostra de artes visuais dos artistas está aberta ao público a partir de hoje, e é realizada no salão de exposições do Centro Cultural Engenheiro Mário Guerino Pescarini, à Rua Monteiro de Barros, 101. Centro. O período de visitação será entre os dias 22 a 29 de outubro, de segunda à sexta, das 9h às 20h. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone 3826-4636 ou pelo e-mail centrocultural@vinhedo.sp.gov.br.