15 OUT 2010
Prefeitura e CIPA encerram Semana Interna de Prevenção de Acidentes

Na sexta-feira, dia 8, aconteceu o encerramento da Sipat 2010 – Semana Interna de Prevenção de Acidentes promovida pela Prefeitura e pela CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Na semana passada, a Sipat foi realizada para funcionários da Secretaria de Serviços Municipais e alguns funcionários da Secretaria de Esporte e Lazer que trabalham em áreas públicas, como represas e campos de futebol. Os temas abordados foram alcoolismo com palestra ministrada por Sonia Regina Benedetti Prado da entidade SOS Esperança e Vida e a importância da utilização de EPIs – equipamentos de proteção individual, assunto relatado pelo técnico de segurança no trabalho, Lauro da Silveira.

Segundo o presidente da Cipa, José João Piaia, o diferencial da Sipat deste ano foi abordar temas direcionados para cada secretaria. “Como a realidade de trabalho é diferente entre os funcionários da Prefeitura resolvemos focar temas específicos para cada grupo”, justificou o presidente da Cipa.

Para o vice-prefeito Jaime Cruz, que esteve presente no encerramento da Sipat representando o prefeito Milton Serafim, o trabalho de prevenção não deve ser realizado apenas durante a Sipat. “O objetivo é integrar e conscientizar os funcionários sobre a importância de proteger a vida no ambiente de trabalho. Zelar pela saúde do trabalhador é primordial. O funcionário precisa se sentir bem e ter condições de segurança para realizar um bom trabalho”, comentou Jaime Cruz.

Nos próximos meses, a Sipat percorrerá as demais secretarias municipais para levar orientações específicas do trabalho realizado pelos funcionários da Prefeitura.

CIPA

As empresas públicas, privadas e os órgãos governamentais que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT – ficam obrigados a organizar e manter em funcionamento a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Tem como objetivo observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho, solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes, solicitando medidas que previnam acidentes e, ainda, orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes.