04 OUT 2010
Prefeitura de Vinhedo inicia balanço do ?Selando parcerias?

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Promoção e Assistência Social, iniciou nesta segunda-feira, dia 4, reuniões com os representantes das entidades que fazem parte do projeto ‘Selando Parcerias’, (através do qual a Prefeitura repassa este ano R 3 milhões a projetos desenvolvidos pelas entidades) para fazer um balanço dos monitoramentos e dos projetos. A primeira entidade a participar foi o Centro Educacional Integrado de Vinhedo (Ceivi).

De acordo com a secretária de Promoção e Assistência Social, Claudinéia Vendemiatti, o objetivo das reuniões é discutir um pouco do que já foi realizado dentro dos projetos sociais e também sugerir algumas adequações. “A proposta do prefeito Milton Serafim é reforçar ainda mais as parcerias que firmamos. Essa parceria com as instituições conveniadas está gerando excelentes resultados, pois contempla diversos segmentos da sociedade que precisam de apoio. Descentralizando a responsabilidade conseguiremos construir a cidade que queremos”, afirmou a secretária.

Até o dia 9 de outubro deve ser publicado o edital para a as Entidades e Organizações de Assistência Social de Vinhedo interessadas em obter financiamento da Prefeitura de Vinhedo para programas sociais com as especificações publicadas.

Projeto

O projeto ‘Selando Parcerias’, lançado no início de 2009, faz parte do item do plano de governo dom prefeito Milton Serafim de aumentar as ações ligadas à assistência e promoção social da cidade através do repasse de R$ 3 milhões a dez entidades municipais a título de subvenção. O prefeito Milton Serafim ampliou de R$ 1,4 milhão (2009) para quase R$ 3 milhões (2010), ou seja, dobrou o valor que será repassado às entidades assistenciais da cidade a título de subvenção. O novo valor foi aprovado pela Câmara de Vinhedo no final de 2009, através do Projeto de Lei n.º 136.

Além de ampliar o valor repassado, o número de entidades financiadas subiu de 6 (2009) para 9 (2010). Os projetos assistenciais que são financiados pela Prefeitura foram selecionados pela Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social após o lançamento de um Edital em que as instituições interessadas na execução indireta dos serviços assistenciais tiveram que apresentar formalmente ao Poder Público Municipal a proposta do Plano de Trabalho do Projeto que queriam atuar.

Entidades beneficiadas

A partir da análise dos projetos apresentados, foram financiadas as entidades Associação de Responsabilidade Cristã e Assistencial – ARCA, Centro Comunitário Assistencial Vinhedense – CECAVI, Instituto de Apoio Social de Vinhedo – ITACOLOMI, Associação Comunitária Vinhedense de Educação e Cultura – ACOVEC, Centro Espírita Paulo de Tarso, SOS – Esperança e Vida, Centro Educacional Integrado de Vinhedo – CEIVI, Lar Carlos Augusto Braga – LAR CAB e Lar da Caridade.

Dessa forma, com o aumento no número de entidades e no valor repassado, foi possível também ampliar os serviços de atendimento, como o atendimento de crianças de 6 a 12, dos moradores de rua (inédito), oferecimento de benefícios eventuais e emergenciais e profissionalização para geração de renda.

De acordo com o prefeito Milton Serafim, o compromisso de cuidar da área social da cidade é uma das metas assumidas em seu plano de governo. “Nossas entidades realizam um trabalho muito sério, mas sabemos que a Prefeitura precisa colaborar para que elas continuem atendendo e ampliem a atuação. A questão social é sempre motivo de nosso maior cuidado, pois é a partir de uma sociedade mais igualitária que faremos a cidade que tanto queremos”, afirmou o prefeito.