28 SET 2010
Prefeitura de Vinhedo homenageia produtores premiados na 49a Festa da Uva e 1a Festa do Vinho

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, homenageou no último sábado, dia 25, os produtores premiados na 49ª Festa da Uva e 1ª Festa do Vinho. O evento foi realizado no Clube Carborundum e contou com cerca de 60 produtores de uva e vinho e familiares.

O prefeito Milton Serafim, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Neusa Serafim, além de demais secretários e diretores municipais, empresários e autoridades da cidade, marcaram presença no evento.

Representando a Câmara de Vinhedo estiveram o presidente do Legislativo, Geraldo Rodrigues Fróis (Cidinho), a vereadora Ana Genezini, Marcio Melle, Junior Vendemiatti, Izael Viel, Adriano Corazzari e Donizete Lopes.

“Hoje é um dia muito especial pois é uma oportunidade que temos de mostrar, através desta homenagem, o profundo respeito que temos por todos vocês, que se dedicam à agricultura em Vinhedo. Vocês são os maiores responsáveis por fazer o sucesso da nossa Festa da Uva trazendo as frutas com todo carinho para nossos visitantes apreciarem. Todos trabalharam duro e esta festa é para comemorarmos o esforço das pessoas que ajudam a organizar a FUV. Sabemos que é preciso determinação e coragem para manter a tradição do plantio e espero sinceramente que vocês, produtores, continuem esse ofício que é a referência da cidade, algo que temos que preservar. Em 2011 teremos a 50 ª FUV e vamos começar a organizá-la desde já para que tenhamos a melhor edição dos últimos tempos”, afirmou o prefeito Milton Serafim.

O secretário de Cultura e Turismo, Paulo Mattos, cumprimentou a todos e destacou o apoio da Prefeitura aos produtores. “Gostaria de valorizar o belo trabalho que vocês desenvolvem. Mesmo com pouco espaço na cidade, vocês continuam plantando com qualidade e isso coloca Vinhedo no alto escalão de cidades produtoras na Região Metropolitana de Campinas”, acrescentou.

Representando os produtores rurais, o produtor Célio Campovilla falou aos presentes. “Os bons resultados obtidos em pesquisas feitas com uvas de Vinhedo mostram o nosso potencial. Cresci aprendendo com meu pai a respeitar a produção e trabalhar sem esmorecer, por isso é com muita honra que falo pelos agricultores. Os cachos rubi passarão a ser ‘dourados’ para a boda que completaremos na próxima Festa da Uva. Esperamos alcançar um centenário participando desta festa”, afirmou Célio.

Também foram homenageados os engenheiros agrônomos que participaram da seleção das frutas. O engenheiro Luiz Carlos Mollo Alarcon recebeu os certificados em nomes dos demais engenheiros: Antônio Marcos Luize, Clodoaldo Castro Vieira, Fernando Picarelli Martins, Izabel Cristina Fialho Harder, José Luiz Hernandes, Mara Fernandes Moura, Paulo Namur Claro, Rose Mary Garcia e Skelton Celidonio.

Destaques

Alguns produtores obtiveram muitas premiações e foram premiados com troféus de destaque, caso dos irmãos Macan, que levaram 25 prêmios e Yoshinobu Kusse, que garantiu 30 premiações. O senhor Paulo Kujiraoka, maior colaborador do leilão de frutas da 49ª FUV, também recebeu uma homenagem.

Confira a lista completa de produtores premiados e as frutas no site da Prefeitura de Vinhedo www.vinhedo.sp.gov.br, na seção ‘documentos’.