24 SET 2010
Prefeitura emite alerta contra sarampo

População deve procurar as unidades de saúde para se informar da necessidade de imunização contra a doença

Apesar de não ter sido registrado nenhum caso de sarampo em Vinhedo, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, alerta a população contra o sarampo e já desenvolve ações para que os profissionais de saúde saibam detectar precocemente a doença.

O Brasil tem registrado casos de sarampo nos últimos 60 dias, nos estados do Pará, Rio Grande do Sul e Paraíba. “No momento, o vírus não é considerado circulante, mas a situação é de alerta para captação precoce de possíveis casos, já que o sarampo é de fácil transmissão”, explicou a secretária de Saúde, Nadia Capovilla.

Na Rede Municipal de Saúde já foi realizada reunião com equipe de enfermagem das Unidades Básicas para captação precoce dos sintomáticos e intensificação de divulgação da vacinação, que é a melhor forma de prevenção.

A vacina contra sarampo é feita gratuitamente nas Unidades de Saúde através da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Para crianças até seis anos são indicadas duas doses, uma aos 12 meses e a segunda entre 4 e 6 anos. Pessoas de 7 a 19 anos devem se informar na unidade de saúde, com a carteirinha de vacinação, para saber se há necessidade de receber a segunda dose contra a doença.

A Secretaria de Saúde também recomenda que adultos nascidos a partir de 1960 e mulheres no pós-parto procurem a unidade para verificar a necessidade de receber a primeira dose contra sarampo, caxumba e rubéola.

As pessoas que desconhecem sua situação vacinal devem receber uma dose única.

“A cobertura vacinal de rotina para crianças de 12 meses é de 100%, mas também identificamos a necessidade de fazer a busca ativa de pessoas que possam não estar com a vacina atualizada”, informou a secretária de Saúde.

As pessoas que quiserem avaliar a sua situação vacinal podem se dirigir a cinco unidades. (segue relação abaixo)

Informações podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Prefeitura pelo telefone 3876-6777 ou pelo e-mail vigilanciaepidemiologica@vinhedo.sp.gov.br.

Sarampo

O sarampo é causado por um vírus e pode levar a óbito. Os principais sintomas são febre alta, pontos avermelhados na pele, tosse, coriza, conjuntivite e mal-estar geral.

Unidades Básicas de Saúde

Policlínica da Capela – Rua Juliana Von Zuben Degelo, 90