24 SET 2010
Prefeitura de Vinhedo assume gestão da merenda escolar

Medida irá garantir um cardápio com mais qualidade e específico para cada faixa etária

A Prefeitura de Vinhedo assumiu, desde o último dia 17, a gestão da merenda oferecida aos mais de 10.049 alunos da rede municipal. O objetivo é garantir um cardápio com mais qualidade e melhor aceitação dos estudantes, além de refeições balanceadas e adequadas para cada faixa etária.

O prefeito Milton Serafim, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Neusa Serafim, e o secretário de Educação, o vice-prefeito Jaime Cruz, conferiram na manhã desta quinta-feira (23) a opinião das crianças da Escola Municipal André Franco Montoro, no Jardim Bela Vista, e do CEI Pedrinho, no bairro Vida Nova. Os três fizeram questão de conversar com os alunos e experimentar o cardápio do dia na E.M. André Franco Montoro: arroz, carne de panela ao molho de tomate, abobrinha e quibebe (purê de abóbora kabotiã) e salada de alface crespa e cebolas. E a qualidade da refeição foi aprovada.

“Este era um dos compromissos que assumi com a população vinhedense, dar à Prefeitura a responsabilidade de confeccionar a merenda dentro nas escolas. Essa mudança era uma reivindicação das mães dos alunos e dos próprios estudantes e, felizmente, agora conseguiremos oferecer refeições balanceadas através de porções estimadas para cada faixa etária, não havendo nenhuma objeção para a repetição do prato, o que antes não era permitido. Tudo será feito com acompanhamento de nutricionistas da rede”, explicou o prefeito Milton Serafim.

A aluna Raíssa Thainá, 15 anos, que estuda no 9º ano C da EM André Franco Montoro, informou ao prefeito que está muito satisfeita com a merenda. “Agora dá gosto de comer, pois a comida tem mais sabor, parece o almoço que a gente come em casa, uma delícia”, disse. Ana Carla Souto, 16 anos, que também está no 9º ano C, adorou a variedade de alimentos. “Está tudo uma delícia, tem muitas opções para escolher”, destacou. Ana Beatriz, do 7º ano A, comentou que as merendeiras são muito atenciosas. “É só comparar o tamanho da fila, que está bem maior, para ver que nós gostamos muito da comida”, acrescentou. Samuel Edgar Talioni, e Elber Souza Lima, 17 anos, elogiaram a iniciativa do prefeito. “Gostamos muito. A comida é muito boa”, disse Elber.

Novo cardápio

O cardápio foi elaborado conforme as normativas do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), dando prioridade a preparações de boa aceitação, de alto valor nutricional, práticas e com alta frequência de produtos naturais como verduras e frutas. O cardápio também foi aprovado por profissionais do Setor da Saúde, considerando a diminuição da incidência da obesidade infantil. Por meio do Programa Vidas, a Prefeitura de Vinhedo, através das Secretarias de Saúde e Educação leva acompanhamento aos alunos da Rede Municipal de Ensino. As crianças que apresentam com diagnóstico de sobrepeso, obesidade e alterações odontológicas são encaminhadas às Unidades de Saúde já com uma programação estabelecido por médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos. Já os pais participam de grupos de orientações, com aulas sobre a importância dos cuidados com a alimentação de seus filhos, higiene dentária e demais temas de relevância com relação à obesidade infantil.

O novo cardápio varia conforme a unidade escolar e idade dos alunos. A compra de alimentos foi elaborada através do n° de alunos matriculados, os pedidos de todos os itens são realizados semanalmente e entregues pelo fornecedor com supervisão da equipe da Merenda Escolar, para então ser preparada a merenda conforme indicação do cardápio de cada escola.

A contratação dos fornecedores foi realizada através de pregões ( modalidade de licitação). Mais de cem profissionais, considerando merendeiras, nutricionistas, diretores, fornecedores e funcionários da Secretaria de Educação, estão envolvidos no processo da elaboração da merenda escolar desde a compra até a distribuição dos alimentos.

Pesquisa de satisfação

A Secretaria de Educação já tinha conhecimento de algumas preparações que não tinham aceitação no cardápio com base na avaliação da direção de cada escola.

Também foi realizado um levantamento do número de refeições para a comparação, para avaliar a adesão dos alunos. Com a implantação da nova gestão, será feita uma nova pesquisa de aceitação com pais e alunos para avaliar se houve aprovação dos novos cardápios.

Vantagens da auto-gestão

Com a auto-gestão da merenda escolar é possível se ter maior controle da qualidade, quantidade e custo da merenda escolar. Também é possível realizar, através da merenda escolar, projetos de promoção de saúde pública e contribuir para prevenção de diversas doenças além de esse modo de produção ser mais flexível as mudanças e adaptação às necessidades das crianças.