22 SET 2010
Prefeitura de Vinhedo incentiva uso racional da água com instalação de torneiras ?inteligentes? nas escolas municipais

Equipamentos garantem redução de até 70% no consumo de água

A Prefeitura de Vinhedo está dando um bom exemplo no incentivo ao uso racional da água. E a comprovação disso já pode ser observada nas escolas municipais.

O pacote de reformas estabelecido pelo prefeito Milton Serafim às 31 unidades escolares contempla a substituição de todas as torneiras antigas por equipamentos de pressão automática, além de manutenção da parte elétrica, reparos, troca de piso, inclusive com um modelo específico para bebês nas creches, troca de muros e grades, pintura interna e externa, conserto dos telhados e adaptação dos banheiros para pessoas com necessidades especiais.

As chamadas torneiras ‘inteligentes’ possuem fechamento automático e reduzem o consumo de água em até 70%. “A água é um bem valioso e temos que evitar qualquer desperdício para cuidarmos da nossa cidade e do nosso planeta. Já fazemos uma campanha constante de educação nas escolas para conscientizar os alunos e profissionais para economizarem água e essas torneiras contribuirão ainda mais para melhorar a utilização de nossos recursos hídricos”, afirmou o prefeito Milton Serafim. Além das escolas municipais, os prédios públicos, que estão sendo reformados, também receberão as torneiras de pressão automática que reduzem as perdas.

Troca de rede, reservatórios e educação ambiental

A Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo) também contribui para evitar as perdas de água no município. Por meio do programa de controle de perdas de água tratada, já foram substituídos quase 20 km da rede de água em fibra cimento e ferro galvanizado por PVC, em seis bairros de Vinhedo. “A substituição é um dos maiores e mais importantes investimentos já realizados em Vinhedo, e dará maior regularidade ao abastecimento de água, sem contar que conseguiremos evitar o desperdício que ocorria com as deficiências da tubulação antiga”, comentou o prefeito Milton Serafim.

O objetivo da troca, que irá abranger um total de 46 quilômetros, é diminuir as rupturas no sistema de abastecimento e oferecer uma distribuição de água com mais qualidade à população, além de promover a redução de custos provocados por perdas de água.

Os 37 reservatórios que abastecem Vinhedo são elementos importantes para garantir que não falte água no município mesmo no período atual de estiagem.

O reservatório Marambaia (localizado dentro do condomínio) e o reservatório Mirante das Estrelas (situado na região do Cristo), ambos com a capacidade de um milhão de litros, já estão em funcionamento. O superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim (Canjica), lembra que mesmo com a garantia dos reservatórios, é muito importante que a população evite o desperdício de água.

O ‘Projeto Escola’, desenvolvido pela autarquia Sanebavi, visa ensinar e orientar os alunos das 6ªs séries de todas as escolas municipais de Vinhedo em salas especiais. Instaladas na Estação de Tratamento de Esgoto Pinheirinho (ETE) e na Estação de Tratamento de Água Planalto (ETA I), é mais uma forma de conscientizar as crianças sobre o valor da água e a importância da economia. “Através de projetos educativos conseguimos alertar e conscientizar os alunos sobre o valor precioso da água. Todos nós, a começar pelos estudantes, temos que fazer a nossa parte para termos um planeta com mais qualidade de vida”, afirmou o prefeito Milton Serafim.