26 AGO 2010
Prefeitura de Vinhedo incentiva empresas da cidade a destinarem ICMS para projetos sociais

O conceito de responsabilidade social é uma das prioridades do governo Milton Serafim, colocado em prática através de projetos próprios e parcerias com entidades da cidade que recebem verba pública por meio de convênios celebrados com a Prefeitura de Vinhedo.

No setor privado, a Prefeitura de Vinhedo também incentiva e valoriza ações sociais realizadas pelas empresas. O prefeito Milton Serafim reforça a importância do envolvimento das empresas em benefício da população. “As parcerias entre a Prefeitura e a iniciativa privada em prol do social mostram que as empresas estão preocupadas com o futuro da nossa cidade. Eu, como prefeito, e meus secretários estamos sempre dispostos a dialogar, mostrar nossos projetos sociais e firmar parcerias com o empresariado. Com o envolvimento e apoio dos empresários através das parcerias, vamos construir a cidade que queremos”, afirmou o prefeito Milton Serafim.

Exemplo

Um dos exemplos deste tipo de ação solidária no setor privado foi a realização, no último dia 13, de três apresentações do musical infantil “Pelas tranças da Abadia”, patrocinado pela empresa Belenus do Brasil Ltda, que utilizou o benefício do Programa de Ação Cultural (PROAC)- da Secretaria de Cultura do Governo do Estado. Duas das apresentações foram destinadas aos alunos da rede municipal e o Teatro Municipal foi cedido pela Prefeitura.

Através do programa, o contribuinte do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços (ICMS) tem a oportunidade de patrocinar a produção artística e cultural de São Paulo apoiando financeiramente o projeto previamente aprovado pela Secretaria de Cultura do Estado.

De acordo com o presidente da empresa, João Marcos Lucas, ações como estas são importantes e reforçam o comprometimento com a cidade.

“Como cidadão e empresário, tenho uma responsabilidade com o futuro de Vinhedo e do país, e nada melhor que investir em ações culturais importantes para a formação das crianças. Aqui em Vinhedo, tive a oportunidade de visitar algumas escolas da rede municipal há alguns dias e estou bastante entusiasmado com os investimentos que o prefeito Milton Serafim tem feito nesta área, ele está de parabéns. A educação no município tem muita qualidade, mas queremos colaborar com projetos que contribuam ainda mais para a formação das crianças. Empresas pequenas, médias e grandes podem destinar o ICMS para ações sociais de uma maneira bastante simples e que reverterá em benefício para muitas pessoas.”, comentou João Marcos, que pretende patrocinar mais produções por meio do programa.

AADC

A Belenus também desenvolve, desde 2004, o projeto social ‘AADC – Associação Atlética Desportiva Cultural Belenus’, que atende 160 crianças e adolescentes de 6 a 16 anos oferecendo alimentação e atividades educacionais e esportivas. O projeto tem o objetivo de dar oportunidade a crianças carentes da cidade e conta com a participação do vereador Cidinho em sua " escolinha de futebol".

Responsabilidade social

A Secretaria de Promoção e Assistência Social também recebe a visita de setores de Recursos Humanos de outras empresas que se organizam para ajudar entidades ou têm interesse em conhecer projetos sociais desenvolvidos na cidade.

“Apresentamos nossos projetos às empresas e discutimos propostas de parcerias para eventos no Dia das Crianças, por exemplo, ou até mesmo para projetos permanentes. Temos muito interesse em conversar com as empresas e estamos em constante procura”, explica a secretária de Promoção e Assistência Social, Claudinéia Vendemiatti.