26 AGO 2010
Vacinação contra paralisia infantil continua em Vinhedo até o dia 1o

A Prefeitura de Vinhedo prorroga até o dia 1º de setembro a vacinação contra poliomielite para que o município atinja a meta proposta pelo Ministério da Saúde de imunizar pelo menos 95% das 4.211 crianças menores de cinco anos. Até o momento foram vacinadas em Vinhedo 3.812 crianças nesta faixa etária, o que representa 90,52%

As crianças que ainda não tomaram a dose da vacina podem se dirigir a uma das seis unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, a partir das 7h. Em três pontos a vacina estará disponível até as 20h. Quem comparecer à unidade também poderá colocar em dia as vacinas atrasadas, com apresentação da carteirinha de imunização

“A saúde se faz com prevenção e, assim como todas as doenças, a poliomielite pode ser evitada com uma simples dose da vacina que é ministrada via oral, por meio de duas gotinhas”, disse o prefeito Milton Serafim.

A vacina contra a pólio é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.

A poliomielite é uma doença viral aguda que pode ocorrer sob forma de infecção. É caracterizada por febre, mal-estar, dor de cabeça e, em certos casos, paralisia. Qualquer caso da doença deve ser imediatamente notificado à vigilância epidemiológica da região.

No Brasil a poliomielite está erradicada e o registro dos últimos casos confirmados foi em 1989 nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. No Estado de São Paulo o último caso registrado foi em 1988.

Informações podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Prefeitura pelo telefone 3876-6777.

Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil

Pontos de Vacinação – de segunda a sexta-feira