25 AGO 2010
VII Semana da Pessoa com Deficiência é oficialmente aberta

Evento é uma realização da Prefeitura de Vinhedo e do Conselho Municipal

A VII Semana da Pessoa com Deficiência, realizada pela Prefeitura de Vinhedo em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, foi oficialmente aberta na noite desta quarta-feira, dia 23 de agosto. O evento foi realizado no Centro Cultural Engenheiro Guerino Mário Pescarini e contou com a presença do prefeito Milton Serafim, a secretária de Promoção e Assistência Social, Claudinéia Vendemiatti, o secretário de Cultura e Turismo, Paulo Mattos, além de demais secretários e diretores municipais, representantes de entidades municipais e institutos que cuidam de pessoas com deficiência entre outras autoridades da cidade.

O prefeito Milton Serafim falou da alegria em observar a participação e envolvimento da população no evento. “Estamos realizando um trabalho efetivo garantindo acessibilidade às pessoas com necessidades especiais, como por exemplo, a adaptação de todas as escolas municipais dentro do pacote de reformas e na construção de calçadas; e damos apoio aos conselhos para educar nossa comunidade sobre esta questão e esta semana é um símbolo desta luta. Agradeço às secretarias, ao Conselho Municipal e às entidades que contam com equipes que dedicam suas vidas para cuidar das pessoas com necessidades especiais”, afirmou o prefeito.

O presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Pedro Rosa, convidou a todos para prestigiar as atividades do evento que vai até 29 de agosto. “Teremos boas oportunidades de tratar e discutir a questão da pessoa com deficiência para desmistificar os preconceitos e garantir mais qualidade de vida a todos”, disse.

Representando o Poder Legislativo esteve o presidente da Câmara, Geraldo Rodrigues Fróis, e os vereadores Adriano Corazzari, Junior Vendemiatti, Carlinhos Paffaro e Donizete Lopes.

A secretária Claudinéia destacou a importância do evento. “Este evento tem a função de mobilizar, conscientizar e propor mudanças nas nossas atitudes em relação a essas pessoas especiais. Agradeço o envolvimento de todos que colaboraram para a realização desta semana. É bom ver que a cada ano a preocupação com este segmento da sociedade fica maior. Através dos conselhos e da Prefeitura já avançamos muito, mas avançaremos ainda mais pois não importa a condição física ou mental de cada um; todos merecem o nosso respeito”, afirmou Néia.

O presidente da Câmara frisou que o poder público tem uma grande responsabilidade na questão da pessoa com deficiência. “O prefeito Milton Serafim está fazendo sua parte para adaptar a cidade às necessidades destas pessoas e nós vereadores também estamos trabalhando para garantir leis neste sentido para melhorar a vida de todos”, comentou Cidinho.

Caminhada e programação

Na tarde de segunda-feira na Praça Sant’Anna foram realizadas vivências em cadeiras de rodas e vendas nos olhos com o público. Amanda Feitoza, 10 anos, que frequenta o Clube da Criança da Capela, avaliou a experiência de ser conduzida com uma venda nos olhos como dolorosa. “É muito estranho e difícil, fiquei imaginando as dificuldades de quem não enxerga”, explicou. Daniela Cruz Vieira, 18 anos, experimentou a vivência em uma cadeira de rodas. “Vi como é importante poder contar com a ajuda de alguém nessas situações. São muitas dificuldades e às vezes é fundamental termos auxílio de alguém”, disse. A jovem, que foi conduzida por Felipe Pereira Gomes, 16.

Depois das vivências foi realizada uma caminhada na Rua Nove de Julho para homenagear a pessoa com deficiência.

Na terça-feira foi realizado um Seminário sobre saúde e deficiência e à noite, durante a sessão da Câmara o presidente do conselho, Pedro Rosa, fez um pronunciamento público sobre os objetivos do evento. Na manhã desta quarta-feira a inclusão no mercado de trabalho foi discutida em seminário na Câmara Municipal. Amanhã, a partir das 8h30, será realizado o Festival Cultural Inclusivo no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus. O evento é gratuito.

Confira o cronograma para os próximos dias da VII Semana da Pessoa com Deficiência

Dia 26 de agosto

Festival cultural inclusivo

Local: Teatro Municipal “Sylvia de Alencar Matheus”

Endereço: Rua Monteiro de Barros, nº 101, Centro, Vinhedo/SP, fone: (19) 3826-2821

Secretaria Municipal Responsável: Secretaria de Cultura e Turismo

Dia 27 de agosto

Seminário sobre educação e deficiência

Horário: 8h30 e retorno às 14h

Local: Auditório do Centro de Educação Profissional de Vinhedo – CEPROVI

Endereço: Av. Independência, 5.407, Jardim Alba.

Secretaria Municipal Responsável: Secretaria de Educação

Dias 26, 27 e 28 de agosto

IV Festival de Dança Adaptada do CEIVI – “Luz, Câmera e Superação”

Dias 26, 27 e 28 de agosto às 19h30

Local: Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus

Ingressos à venda no CEIVI. Mais informações 3826-7555.