24 AGO 2010
Alunos conhecem mosquito da dengue com a Campanha ?Jogue Limpo com Vinhedo?

Mais de 3 mil estudantes do ensino fundamental I da Rede Municipal de Ensino estão tendo a oportunidade de conhecer de perto o mosquito transmissor da dengue. Com a Campanha ‘Jogue Limpo com Vinhedo’, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, está desenvolvendo palestras interativa nas escolas.

Além de transmitir informações sobre a importância de descartar corretamente o lixo, as crianças assistem ao vídeo ‘Mundo Macro e Micro do Mosquito’, em que mostra o ciclo de vida do inseto. A atividade encerra com as crianças conhecendo de perto as larvas e as características do mosquito, armazenados em recipientes.

Segundo a bióloga da Secretaria de Saúde, Rosângela Grigolleto, a palestra tem como objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância de combater o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença. “Com atividades interativas as crianças conseguem armazenar e entender as informações para serem repassada aos seus familiares”, explicou a palestrante.

Mesmo o período de maior proliferação da dengue ocorrendo de janeiro a maio, as atividades de combate à dengue são permanentes no município.

Com a Campanha ‘Jogue Limpo com Vinhedo’, a Prefeitura tem investido ainda mais na atividade de prevenção de doenças. O trabalho inclui uma série de medidas para eliminação de criadouros, incluindo a visita dos agentes de campo em todas as residências da cidade com entrega de folhetos informativos, operação cata-bagulho (com o recolhimento de materiais não utilizados) e bloqueios de focos da doença.

O Setor de Zoonoses intensifica o trabalho em pontos estratégicos da cidade com visitas, a cada 15 dias, em locais onde existe grande quantidade de água acumulada e possíveis criadouros, como cemitérios, borracharias e ferros-velhos.

O trabalho de levar informações a toda comunidade sobre doenças transmissíveis é uma iniciativa do prefeito Milton Serafim para promover a conscientização como forma de prevenção. “A ação dos agentes é atuar continuamente, em todas as casas, promovendo ações educativas e divulgando as orientações. Somente com este trabalho conjunto, entre o Poder Público e a comunidade, conseguiremos Jogar Limpo com Vinhedo”, declarou o prefeito Milton Serafim.