23 AGO 2010
Campanha da Prefeitura contra poluição sonora diminui número de reclamações em 85%

A Campanha de combate a poluição sonora desenvolvida pela Prefeitura de Vinhedo já surte os primeiros efeitos positivos. Segundo levantamento da Secretaria de Transporte e Segurança houve queda de 85% no número de solicitações atendidas pela GCM – Guarda Civil Municipal de Vinhedo – relacionadas à perturbação de sossego.

Nos primeiros 15 dias de fiscalização foram registradas 42 solicitações na GCM, enquanto que a média dos meses anteriores foi de 280 atendimentos quinzenais.

Durante mais de um mês a Prefeitura realizou campanha educativa, com a entrega de material informativo, informando os motoristas sobre a fiscalização que teve início no mês de agosto.

“Os resultados mostram que a nossa campanha de conscientização junto à população foi positiva. É muito comum no nosso município pessoas estacionarem seus veículos nas ruas e praças públicas, principalmente em frente a bares e lanchonetes, abusando do som, em qualquer hora do dia. Ninguém é contra a boa música em local adequado, o que está sendo combatido é o uso exagerado do som, com ruídos excessivos e desconfortáveis. Por solicitação do prefeito Milton Serafim a Prefeitura realizou uma política de informação e sensibilização referente à poluição sonora para posteriormente iniciar a fiscalização. Foi feito um trabalho de conscientização para que sejam evitados eventuais abusos na emissão de ruídos sonoros”, explicou o secretário de Transporte e Segurança, Toninho Falsarella.

Em 15 dias de fiscalização, iniciado em 2 de agosto, 30 veículos foram autuados por infringirem as normas estabelecidas pelo Código Brasileiro de Trânsito e emitirem ruídos sonoros acima de 80 decibéis, através de escapamento aberto ou som interno acima do permitido.

A avaliação sonora está sendo feita por meio do decibelímetro, equipamento adquirido pela Prefeitura para realizar a medição de níveis de ruído durante o patrulhamento de rotina da GCM.

De acordo com o artigo 228 do Código de Trânsito Brasileiro, “usar no veículo um equipamento com som em volume ou frequência que não sejam autorizados pelo Contran terão como penalidades aplicação de multa considerada grave, no valor de R$ 127,69 e retenção do veículo para regularização.