23 AGO 2010
Vacinação contra paralisia infantil continua em Vinhedo

Prefeito Milton Serafim participou da campanha no sábado e vacinou crianças com consentimento dos responsáveis

A Prefeitura de Vinhedo prorrogou a vacinação contra poliomielite até o município atingir a meta proposta pelo Ministério da Saúde de imunizar pelo menos 95% das 4.211 crianças menores de cinco anos. No sábado, dia 14, durante a segunda etapa da campanha nacional foram vacinadas 3.572 crianças nesta faixa etária, o que representa 84,82%.

As crianças que ainda não tomaram a dose da vacina podem se dirigir a uma das seis unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, a partir das 7h. Em três pontos a vacina estará disponível até as 20h. Quem comparecer à unidade também poderá colocar em dia as vacinas atrasadas, com apresentação da carteirinha de imunização

A abertura da campanha ocorreu em Vinhedo, na unidade do Centro Médico do Jardim São Matheus, com a presença do prefeito Milton Serafim; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Neusa Serafim; a secretária de Saúde, Nadia Capovilla; o secretário de Governo, José Luís Bernegossi; o secretário de Obras, Augusto Braccialli; o vereador Rubens Nunes e membros do Rotary de Vinhedo.

Com consentimento dos pais, o prefeito Milton Serafim aproveitou para imunizar algumas crianças que compareceram à unidade. “A saúde se faz com prevenção e, assim como todas as doenças, a poliomielite pode ser evitada com uma simples dose da vacina que é ministrada via oral, por meio de duas gotinhas”, disse o prefeito Milton Serafim.

Junior Nunes, pai de Emily de 4 anos e Isabela de 2 anos, compareceu cedo à unidade do São Matheus para vacinar as filhas. “Me preocupo em seguir o calendário de vacinações para prevenir as doenças. Sei que esta preocupação é importante para a saúde das meninas”, disse o morador da Capela.

A vacina contra a pólio é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.

A poliomielite é uma doença viral aguda que pode ocorrer sob forma de infecção. É caracterizada por febre, mal-estar, dor de cabeça e, em certos casos, paralisia. Qualquer caso da doença deve ser imediatamente notificado à vigilância epidemiológica da região.

No Brasil a poliomielite está erradicada e o registro dos últimos casos confirmados foi em 1989 nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. No Estado de São Paulo o último caso registrado foi em 1988.

Informações podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Prefeitura pelo telefone 3876-6777.

Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil

Pontos de Vacinação – de segunda a sexta-feira