13 AGO 2010
Representantes da Capela aprovam proposta da Prefeitura para teste de modificação no trânsito

Com a proibição da conversão à esquerda na Rua Antonio Amstaldem, o semáforo passará a ter duas fases de funcionamento; medida deve agilizar o tráfego de veículos e minimizar congestionamentos em horários de pico

O prefeito Milton Serafim abriu as portas do seu gabinete nesta quarta-feira, dia 11, para receber representantes da Capela para discutirem, em conjunto, modificações no trânsito do bairro com o objetivo de minimizar congestionamentos em horários de pico e melhorar a fluidez de veículos. Participaram da reunião o secretário de Transporte e Segurança da Prefeitura, Toninho Falsarella, o diretor da pasta, Altair Ifanger, e 11 representantes da Capela, entre comerciantes, moradores e funcionários de empresas de transporte. Os vereadores Marcio Melle, Ana Genezini, Adriano Corazzari e Donizete Lopes também participaram do encontro.

Durante a reunião foi decidida a proibição da conversão à esquerda na Rua Antonio Amstalden para o motorista que estiver trafegando pela Rua Alaor Cieni, sentido Capela-Centro. A alteração no trânsito funcionará em regime de teste, durante 20 dias, e após este prazo, será novamente feita uma avaliação do trânsito para verificar, na prática, se houve melhora ou não no fluxo de veículos que trafegam pelo local.

Segundo o prefeito Milton Serafim, é preciso enfrentar em conjunto os problemas com soluções viáveis para beneficiar a comunidade. “Queremos uma solução para todos, pois não podemos continuar com este congestionamento na Capela nos horários de pico que estamos enfrentando. Temos que agilizar para que as pessoas consigam entrar e sair mais rápido da Capela. Como prefeito tenho que buscar o que é melhor para a população, e viabilizar um trânsito seguro para toda a nossa comunidade”, explicou Milton Serafim.

Com a proibição da circulação à esquerda, a Secretaria de Transporte e Segurança afirma que o congestionamento deverá ser minimizado, já que o semáforo existente no local passará de três para duas fases, reduzindo o tempo de espera dos motoristas e garantindo maior fluidez para circulação dos veículos. “Hoje os moradores esperam 48 segundos no semáforo, com a mudança esperarão apenas 30”, explicou o secretário Toninho Falsarella.

Durante a próxima semana a Prefeitura fará as modificações no trânsito necessárias, como instalação de novas placas de sinalização e alteração no sistema do conjunto de semáforo. A Guarda Civil Municipal também permanecerá no local nos primeiros dias de alteração para instruir os motoristas sobre a modificação no trânsito.

O comerciante Pedro Mendes aprovou a iniciativa do prefeito Milton Serafim em discutir as alterações junto com os representantes do bairro. “É bom saber que o prefeito está disposto a ouvir a população para discutir assuntos como este. Agora vamos acompanhar os resultados desta mudança no trânsito e posteriormente analisar se foi a melhor escolha para solucionarmos a questão”, declarou o comerciante da Capela.

Levantamento de números

A proibição da conversão à esquerda na Rua Antonio Amstalden foi analisada pelo Departamento de Trânsito da Prefeitura, por meio de um plano de cálculo de tempo. Conforme informou o secretário da pasta, foi feita uma pesquisa no local para monitorar o fluxo de veículos que passam diariamente pelo local, principalmente nos horários de pico.

Os números colhidos pela pesquisa mostram que, no horário das 6h15 às 8h, 668 veículos circularam pela Alaor Ciene, sentido Capela-Centro, sendo que apenas 38 fizeram a conversão à esquerda na Rua Antonio Amstalden, enquanto que no sentido contrário 1.020 chegaram ao bairro pela Estrada da Capela. No horário das 17h25, às 19h, 406 veículos circularam pela Alaor Ciene sentido Capela-Centro, 99 fizeram a conversão à esquerda na Rua Antonio Amsltaldem e 1.177 veículos circularam no sentido contrário, sentido Centro-Capela.